Ações da Tesla caem após situação de Musk com Twitter
Na última semana, o empresário divulgou que teria feito uma oferta de US$ 41 bilhões para a plataforma
Foto: Reprodução/Redes sociais
Após o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciar na última semana que teria feito uma oferta de US$ 41 milhões para a compra da plataforma Twitter, as ações da empresa caíram quase 4%. A companhia está em um mercado de carros elétricos altamente competitivo e os investidores da montadora enxergaram a situação como uma distração do bilionário dos resultados da Tesla.
Nessa segunda-feira (18), as ações da empresa voltaram a subir, no entanto, no acumulado de 2022 a queda é de 6% até agora em 2022.
Ainda assim, as ações seguem acima das riveis automotivas GM, Ford e a proprietária da Chrysler, Stellantis. As ações das Três Grandes de Detroit caíram mais de 20% somente este ano.
Nos resultados do primeiro trimestre do ano, previstos para serem divulgados nesta quarta-feira (20), a expectativa é de um aumento de quase 145% no lucro por ação em relação ao ano anterior. Além disso, os analistas estão prevendo um salto de mais de 70% nas vendas devido à demanda global pelos veículos Modelo S, X, 3 e Y da empresa.
“A oferta de Elon Musk de comprar o Twitter é o mais recente desenvolvimento em uma saga de semanas que é simplesmente uma distração dos muitos desafios enfrentados pela própria Tesla”, afirmou David Trainer, CEO da New Constructs, uma empresa de pesquisa de investimentos, em um e-mail.
“Elon Musk deve se concentrar na Tesla e não perder tempo tentando adquirir e gerenciar [o Twitter]”, acrescentou Trainer. “A Tesla está enfrentando uma concorrência significativa no espaço de veículos elétricos. As principais montadoras estão se atualizando e fabricando veículos elétricos inovadores.”
Há também a crescente ameaça de novos rivais EV como Rivian e Lucid nos Estados Unidos, bem como Nio, Xpeng e Li Auto na China.
Além disso, após Musk argumentar que a compra visaria tornar o Twitter em uma plataforma que apoia melhor a liberdade de expressão também pode ter impacto negativo nas ações.
“Como Musk demonstrou sua sede de mudar o Twitter principalmente no que diz respeito à moderação de conteúdo, algumas grandes marcas podem hesitar em colocar anúncios ao lado do que consideram conteúdo mais questionável”, afirmou Ali Mogharabi, da Morningstar, em um relatório divulgado recentemente.