Defensoria da Bahia lança Selo Escola Antirracista e convoca instituições para transformar a educação
O objetivo da campanha é incentivar alunos(as) a construir um futuro diferente, sem racismo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) lançou neste sábado a campanha de intensificação da Ação Cidadã Infância sem Racismo 2022. O projeto tem como tema "Se ninguém nasce racista, me ensina a fazer um futuro diferente?".
De acordo com o órgão, a campanha segue o questionamento de como construir uma política educacional de qualidade desprezando as consequências nefastas do racismo estrutural em nossa sociedade, a fim de refletir sobre essa questão e propor ações práticas para a mudança.
O projeto terá como ponto principal, um vídeo institucional de 30 segundos, que será veiculado em canais de televisão da Bahia, ilustrando situações sofridas por crianças negras nas escolas, como discriminações a respeito do cabelo, exclusão dos círculos de amizades, entre outras.
Segundo o DPE, o objetivo da campanha é incentivar as escolas a ensinarem os seus alunos(as) a construir um futuro diferente, um futuro sem racismo.
Além do vídeo institucional, também serão veiculados spots de rádios, busdoor, outdoor e cards educativos nas redes sociais. A Ação Cidadã Infância sem Racismo é coordenada pela Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio das defensoras públicas Laissa Rocha e Gisele Aguiar, além da Especializada de Direitos Humanos, por meio da defensora pública Eva Rodrigues.
A Defensoria da Bahia lançará o Selo Escola Antirracista, cujo edital será divulgado em 15 de abril. As escolas poderão se inscrever para concorrer ao selo e, assim, serem reconhecidas por suas práticas de combate ao racismo e fortalecimento da autoestima de crianças negras e indígenas. O objetivo é também incentivar escolas que já cumprem a determinação.
O regulamento do Selo Escola Antirracista foi publicado no Diário Oficial da Defensoria, por meio da Portaria Nº 328/2022, de 21 de março de 2022. O público-alvo é formado por instituições de ensino públicas e privadas autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação e/ou Conselhos Municipais de Educação.
Para finalizar, a Defensoria Pública da Bahia irá realizar ainda, uma sensibilização virtual junto ao corpo docente das escolas soteropolitanas, para mobilizar as instituições de ensino a respeito da importância da Ação Cidadã Infância sem Racismo, bem como a respeito da importância do Selo Escola Antirracista.
Realizado virtualmente, em forma de debate, haverá o programa Em Pauta com o tema Escola Antirracista: Vamos Juntos(as) Transformar a Educação?. O evento será realizado junto às escolas públicas em 13 de abril, às 16h; e junto às escolas particulares, em 14 de abril, às 16h. Este último será aberto à participação do público.