Ex-premiê japonês Shinzo Abe morre após ser baleado durante discurso
O caso colocou o país em atenção, já que as mortes por armas de fogo no território são muito raras
Foto: Reprodução/Twitter
O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu nesta sexta-feira (8), após ser baleado enquanto discursava na cidade de Nara, no oeste do Japão. O caso colocou o país em atenção, já que as mortes por armas de fogo no território são muito raras.
De acordo com as autoridades locais, um suspeito foi preso e uma espingarda, apreendida. Além disso, a polícia também identificou materiais que se assemelham a explosivos na casa dele.
Abe foi atacado por volta de 11h30 no horário local (23h30 de quinta-feira, 7, no horário de Brasília) próximo da estação de metrô de Yamato-Saidaiji, e caiu. Ele foi encaminhado de helicóptero para o hospital universitário de Nara.
Segundo a instituição, o ex-premiê tinha dois ferimentos "profundos", um deles no coração, e já chegou ao local sem sinais vitais. "Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo", informou o hospital, em nota.
Como destacou a agência estatal japonesa "NHK", aos menos dois tiros foram disparados, e Abe foi atingido duas vezes: no peito e no pescoço. O Corpo de Bombeiros de Nara informou que o ex-premiê sofreu uma parada cardiorrespiratória antes de ser levado ao Hospital da Universidade de Medicina de Nara.