• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula envia ao Congresso Nacional PL que prevê direitos para motoristas de aplicativo

Lula envia ao Congresso Nacional PL que prevê direitos para motoristas de aplicativo

Caso aprovado, texto estabelecerá contribuição ao INSS

Por Da Redação
Ás

Lula envia ao Congresso Nacional PL que prevê direitos para motoristas de aplicativo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encaminhou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (4) um projeto de lei que estabelece um conjunto de direitos para os motoristas de aplicativos. Segundo a proposta, não haverá estabelecimento de vínculo empregatício entre o motorista e o aplicativo, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A mensagem de envio ao Legislativo foi assinada durante uma cerimônia no Palácio do Planalto. Se aprovado pelos parlamentares, o projeto garantirá aos motoristas um valor mínimo por hora trabalhada e estabelecerá que tanto eles quanto as empresas contribuam para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com essa medida, os trabalhadores estarão segurados pela Previdência Social e terão direito aos benefícios oferecidos pelo instituto.

O governo e o Congresso Nacional discutem sobre as relações de trabalho entre motoristas de aplicativo e as plataformas. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar uma ação que aborda a questão do vínculo de trabalho. A Corte já determinou que o caso tem repercussão geral, o que significa que a decisão dos ministros em um caso específico terá validade para todos os demais casos semelhantes.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário