Nova espécie de camaleão com 2 centímetros é descoberta em Madagascar
A nova espécie ganhou o nome de Brookesia nana
Foto: Reprodução
Nova espécie de camaleão no norte de Madagascar, África, é descoberta por equipe internacional liderada pela Coleção de Zoologia do Estado da Baviera, na Alemanha. O único macho descoberto até agora, tem um tamanho corporal de apenas 13,5 milímetros, o que classifica o animal como o menor macho conhecido entre os répteis não aviários.
Além disso, uma comparação com 51 outras espécies de camaleões mostrou que este animal tem genitais excepcionalmente grandes. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports nesta quinta-feira (28). A nova espécie ganhou o nome de Brookesia nana. Já a fêmea é maior, com 19 milímetros de comprimento do corpo e 29 milímetros considerando a cauda. Os dois indivíduos foram os únicos encontrados pelos pesquisadores.
A equipe também comparou o tamanho dos hemipênis de machos do Brookesia nana com 51 outras espécies de camaleões de Madagascar e descobriu que os menores camaleões tendem a ter órgãos genitais maiores em relação ao seu tamanho corporal. No indivíduo descoberto, ele chega a 18,5% do tamanho do corpo, tornando-os o quinto maior de todas as espécies estudadas. O detentor do recorde de tamanho genital neste grupo é o Brookesia tuberculata, com hemipênis que são cerca de um terço do tamanho corporal.
As faixas de distribuição da maioria dos camaleões anões são muito pequenas.