Vídeo: PF recaptura no Pará foragidos da penitenciária federal de Mossoró
Os criminosos conseguiram sair da unidade, no dia 14 de fevereiro
Foto: PF
Os fugitivos do Presídio Federal de Mossoró foram recapturados nesta quinta-feira (04), no Pará. A busca durou cerca de 50 dias. Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e integram a facção criminosa Comando Vermelho.
Rogério da Silva Mendonça responde por vários processos judiciais que incluem roubos, associação a facção criminosa e assassinatos e seu companheiro de fuga Deibson Cabral Nascimento que responde por assaltos, furtos, roubos, homicídio e latrocínio.
Os criminosos conseguiram sair da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro. Foi a primeira vez que criminosos conseguiram escapar de uma prisão federal desde 2006, quando a primeira unidade federal foi inaugurada. Além disso, foram contactados agentes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional, além de policiais estaduais.
Em investigação, foram constatados e apreendido armas, drogas, munições e um veículo suspeito de ter sido utilizado no apoio à fuga. Pessoas que facilitarem a fuga da dupla foram presas, entre eles, três pessoas que os aguardam a passar pela divisa do Rio Grande do Norte e o Ceará; o mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, que está preso. Onde Mendonça e Nascimento estavam há quase uma semana escondidos na zona rural da cidade. Segundo Ronaildo, a ordem dos bandidos foi voltar para casa dele em Baraúna e, a partir de então, passar no sítio diariamente com mantimentos.
Além de sempre deixar rastros de roubos e famílias reféns.
Diante do caso, o Ministério da Justiça chegou a suspender o banho de sol e as visitas na unidade da penitenciária. A dupla ficou pelo menos 30 dias sem revista nas celas, segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais; 10 servidores são investigados.
Veja mais: Operação de busca dos foragidos de Mossoró teve um gasto de quase R$ 1,7 milhão
Veja momento da captura: