PTB indica Daniel Silveira para compor duas comissões da Câmara dos Deputados
Deputado foi condenado na última semana pelo STF por críticas ao órgão
Foto: Agência Brasil
O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) foi indicado pelo partido dele para ocupar vagas em duas comissões da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 27. O partido solicitou que Silveira seja membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que é responsável por examinar se são constitucionais e se podem ser admitidas propostas que tramitam na Câmara. A comissão ainda tem o poder de arquivar ou manter a tramitação das propostas.
Além disso, o político foi indicado pelo partido, e eleito pelos pares, como 1º vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Na votação, o parlamentar foi eleito por unanimidade, com 20 votos.
Silveira foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pena de 8 anos e 9 meses, mas recebeu perdão da pena do presidente Jair Bolsonaro, no último dia 21.
A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), titular na CCJ, criticou a indicação do político para a vaga e disse que o ato é uma provocação ao STF. "O fato dele estar na principal comissão da casa mostra que eles seguem nessa tentativa de empoderar e dar respaldo a esses inimigos das liberdades democráticas, gente que infelizmente vocifera ódio, violência, intolerância e faz apologia ao que foi pior da nossa história, que é a ditadura militar", afirmou.