Doenças oculares aumentam cerca de 20% no Verão; oftalmologistas explicam como se proteger!
Aos detalhes.

O Verão exige cuidados redobrados com a saúde, inclusive dos olhos. Segundo especialistas da área, nesta época do ano a incidência das doenças oculares aumenta em 20%, a exemplo da conjuntivite. Para a médica Carla Cordeiro Vita, oftalmologista do DayHORC, uma das unidades da Rede Integrada Opty, isso acontece, principalmente, pela alta circulação de vírus e bactérias , que pode ser influenciada por comportamentos sociais, como maior interação em ambientes externos e aglomerações, que acabam facilitando a transmissão desses agentes infecciosos.
“Sensação de corpo estranho nos olhos, secreção amarelada, lacrimejamento e vermelhidão são alguns dos sintomas da conjuntivite, que pode ser de origem viral, bacteriana ou alérgica, sendo a primeira mais contagiosa e comum”, explica Carla Cordeiro Vita. Ela ainda ressalta que nem sempre olho vermelho é sinônimo de conjuntivite. Esse sintoma, em específico, também pode ser provocado por úlceras de córnea, uveíte, blefarite, dentre outros. Portanto, somente o médico oftalmologista é capaz de distinguir a causa da irritação nos olhos.
Para amenizar o desconforto, o oftalmologista Ricardo Chagas – do Instituto de Olhos Freitas, que também integra a Opty na Bahia, recomenda fazer o uso de compressas frias ou geladas sobre os olhos, no caso da conjuntivite viral. “Mas, é necessário sempre passar por uma consulta oftalmológica para avaliação de cada caso e prescrição do tratamento mais adequado, evitando riscos de agravamento do quadro, a exemplo de perfuração da córnea”, ressalta o médico.
Conjuntivite tóxica
Ainda no contexto do Verão, também pode existir a conjuntivite tóxica provocada pelo protetor solar, usado em excesso nesse período, como explica o oftalmologista Marcelo Paiva – que atua na Oftalmoclin – outra unidade da Opty. “Na prática, por conta do calor, o suor acaba levando para dentro dos olhos partículas dos produtos que são utilizados no rosto, especialmente os filtros solares, provocando, assim a conjuntivite tóxica, que só é diagnosticada por um oftalmologista”, detalha.
Marcelo Paiva ressalta que o uso do protetor solar é necessário e fundamental, no entanto é preciso haver cuidado, espalhando o produto corretamente sobre a pele e evitando a aplicação em excesso ao redor dos olhos, para que o produto não escorra com o suor. Além disso, o médico destaca a importância do uso de outras barreiras solares e de proteção para os olhos, como fazer uso de chapéus e bandanas, não esquecendo dos óculos de sol com filtro UVA e UVB.
Prevenção
Quando o assunto é cuidados com os olhos associados ao Verão, Murilo Barreto, oftalmologista da OftalmoDiagnose – também da Opty, lista algumas dicas importantes.
• Lave bem as mãos antes de ter contato direto com os olhos.
• Não compartilhe toalhas de rosto e objetos.
• Aumente a frequência de troca de toalhas.
• Lave as mãos antes e depois do uso de colírios, lentes de contato etc.
• Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.
• Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que também podem causar a conjuntivite.
Durante o tratamento:
• Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite.
• Evite coçar os olhos para diminuir a irritação.
• Evite usar maquiagem.
• Não se automedique. Procure sempre um oftalmologista.
Sobre a Rede Integrada Opty
Fundada em 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas tendo como investidor os fundos geridos pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. A rede aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.
A rede consolida mais de 25 marcas e aproximadamente 85 unidades. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (RJ, SP, SC e BA), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), OftalmoDiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Instituto da Visão São José dos Campos (SP), Visão Center (PE), Íris Oftalmo (PE), SEOPE (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite: www.opty.com.br