Esclerose múltipla também pode afetar a visão em qualquer estágio da doença!
Aos detalhes.
Autoimune, a esclerose múltipla (EM) é uma doença que atinge o sistema nervoso, tendo como característica principal a destruição da mielina, uma camada protetora, que envolve as fibras nervosas, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo. “No caso dos olhos, o nervo óptico é a peça fundamental no processo da visão, pois ele conduz as imagens da retina até este órgão muito importante do Sistema Nervoso Central, onde são processadas. Portanto, em pessoas que têm o diagnóstico da EM, esse “fio de condução” pode ser afetado, comprometendo a visão em cerca de 20% dos pacientes”, afirma Frederico Faiçal, oftalmologista da Oftalmoclin – clínica que integra o Grupo Opty na Bahia.
No mês em que ocorre a conscientização da esclerose múltipla, conhecido como Agosto Laranja, o médico explica que os pacientes com essa patologia podem desenvolver nistagmo - que são movimentos repetitivos e involuntários dos olhos e, principalmente, neurite óptica (NO), que é uma inflamação do nervo óptico que afeta a acuidade visual. “Isso envolve mancha escura no centro do campo de visão, diminuição e/ou alteração na visão para cores, além de dores ao movimentar os olhos”, ressalta Frederico Faiçal, recomendando o acompanhamento oftalmológico em pacientes com esse diagnóstico.
Especialista em retina, o médico Murilo Barreto, da OftalmoDiagnose – outra unidade do Grupo Opty em Salvador -, conta que a NO pode acontecer de forma abrupta, ou seja, dentro de dias ou horas, em qualquer fase da doença, levando o paciente a ter dificuldade visual, principalmente de forma unilateral. A boa notícia é que em cerca de 90% dos casos é possível reverter o quadro. “Através de exames como fundo de olho, teste de visão de cores e, sobretudo, tomografia de coerência óptica (OCT), avalia-se a dimensão do edema no nervo óptico e, assim, inicia-se o tratamento para a remissão do problema”, diz o médico.
É importante lembrar, segundo Murilo Barreto, que a neurite óptica não é uma condição exclusiva de pessoas com o diagnóstico de esclerose múltipla. Ela também pode ser desencadeada por infecções, como sífilis, HIV, herpes e tuberculose; tumores cerebrais e doenças reumatológicas, principalmente em adultos de 20 a 40 anos de idade. “Sendo assim, como forma de prevenção, a ida anual ao oftalmologista é fundamental em todas as fases da vida. E, se o paciente tiver o diagnóstico de esclerose múltipla, o acompanhamento especializado se faz ainda mais necessário”, conclui o médico.
Sobre o Grupo Opty
O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.
O grupo agrega 28 marcas, totalizando 85 unidades, aproximadamente 3000 colaboradores e 1400 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (PE, RJ, SP e SC), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), Oftalmodiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Instituto da Visão São José dos Campos (SP), Visão Center (PE), Íris Oftalmo (PE), SEOPE (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite www.opty.com.br