Especialista esclarece dúvidas sobre o uso de lentes de contato!

Tire suas dúvidas sobre lentes de contato nessa super entrevista

Ás

Especialista esclarece dúvidas sobre o uso de lentes de contato!

  Especialista em lentes de contato, Carla Cordeiro Vita, médica do Opty, maior grupo de oftalmologia da América Latina,  esclarece dúvidas sobre o uso de lentes de contato. Confira abaixo:

1.   Quando o uso de lentes de contato é recomendado pelo oftalmologista? Depende da doença visual e do grau? Todos os indivíduos podem usar, inclusive crianças?

Existem aqueles pacientes que usam lentes de contato para ter mais liberdade e menos dependência dos óculos. Na maioria das vezes, a lente é mais um recurso óptico usado pelo paciente, mas existem lentes que fazem parte da reabilitação visual, ou seja, sem ela o paciente não possui boa visão. Então, ela se faz necessária como parte do tratamento de reabilitação do paciente. A indicação do tipo de lente vai depender de inúmeros fatores como grau, topografia corneana e etc. Assim, podemos dizer que qualquer indivíduo que tenha uma boa saúde dos olhos é um bom candidato ao uso de lente.

 

2.   Quais os principais tipos de lentes de contato e suas especificidades?

Dividimos os tipos de lentes de contato em dois grandes grupos: gelatinosas e rígidas, sendo que as gelatinosas podem ser de descarte programado (diário ou anual).

 

3.   Quais os cuidados básicos que usuários de lentes devem ter ao inseri-las e retirá-las dos olhos?

Cuidados básicos de higienização das mãos e uso correto da solução multiuso para enxague e conservação das lentes são essenciais. Além disso, é interessante não ter unhas muito grandes e, de preferência, ao colocá-las, estar sem maquiagem. O correto é usar maquiagem com as lentes já nos olhos. Por fim, sempre que for retirá-las, é necessário estar atento à troca da solução no estojo.

 

4.   Em tempos de pandemia, é recomendado o uso de lentes de contato ou os óculos são mais protetivos?

Não há nenhuma contraindicação para o uso de lentes de contato em tempos de pandemia. Óculos de grau não podem ser considerados um EPI. Em caso de dúvidas sobre manuseio, basta buscar orientações com o oftalmologista.

 

5.   Existe um tempo máximo para usar lentes de contato? Deve haver algum intervalo?

Se o paciente tiver bons hábitos com as lentes de contato, ele pode usar de 12 a 14 horas por dia. No entanto, jamais durma com as lentes.

 

6.   E as lentes coloridas, muitas vezes usadas por vaidade? Qual a sua opinião sobre isso?

Respeito quem gosta da estética das lentes coloridas. No entanto, o perigo é usar lentes compradas em qualquer lugar, sem orientação do oftalmologista. Mas, se o paciente opta pela lente colorida, faz uma adaptação médica correta e usa lentes de bons laboratórios, não há nenhum problema. Os bons hábitos precisam existir em uso de qualquer tipo de lente, qualquer que seja a indicação.

 

7.   Qual o melhor local para comprar lentes de contato?

Não existe compra de lentes de contato “pura e simples”, como você compra roupa, sapato. Lente de contato é adaptação médica, ou seja, primeiro faz-se a adaptação, depois se adquire o produto, sempre em clínicas oftalmológicas que possuem o setor de lente supervisionado pelo oftalmologista.

 

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agrega 25 marcas associadas, 79 unidades, 1300 médicos oftalmologistas e 2800 colaboradores atuando em todas as regiões do país. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF, PE, RJ e SC), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital de Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA),  Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), EyeCenter Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Visão Center (PE), OftalmoDiagnose (BA) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário