Nossa experiência no Supernanny

Fomos a primeira família baiana a participar e o episódio fez parte da 4º temporada do reality show

Ás

Nossa experiência no Supernanny

Então gente, esse artigo vai ser um pouquinho diferente dos já postados anteriormente, eu vou falar sobre a minha experiência e a da minha família em termos participado do programa Supernanny no SBT, em 2008. Fomos a primeira família baiana a participar e o episódio fez parte da 4º temporada do reality show.

Supernanny foi um programa de televisão criado pela televisão inglesa e adaptado em outros países como Estados Unidos e Brasil. A ideia deste programa era mostrar em cada capítulo ao público como impor disciplina a crianças. A versão brasileira estreou no SBT em 1 de abril de 2006 sob apresentação de Cris Poli, pedagoga argentina que foi escolhida após uma longa seleção entre várias candidatas. O programa já foi exibido aos sábados, domingos e segundas, sendo bem-sucedido em todas suas apresentações.

A NOTÍCIA

Eu e os meus irmãos nunca fomos crianças muito tranquilas, brigávamos muitos, não tínhamos limites e nossos pais (em especial a minha mãe) sempre nos alertavam dizendo que iriam nos inscrever no programa, porque já não sabiam muito como lidar conosco em relação a comportamento. Só que, éramos crianças na época então não levávamos muito em consideração. O meu irmão tinha 5 anos, eu tinha 9 e a Cacai tinha 13. Bom, após ignorarmos tal aviso, a minha mãe realmente nos inscreveu mas ela mesmo não tinha noção alguma que pudéssemos ser selecionados, um certo dia ela recebe um primeiro contato do SBT, enquanto lavava o cabelo no salão, é surpreendida com uma ligação dizendo que fomos escolhidos para a seleção dentre as milhares de famílias que se inscrevem, foi uma grande surpresa lá em casa na época, o meu pai lembra como se fosse hoje da ligação que recebeu aos gritos da minha mãe, bastante surpresa avisando sobre o contato recebido.

O processo seletivo realizado pela produção do programa acontece com 4 famílias, eles visitam estas famílias para conhecer melhor cada uma delas, analisar mais de perto a real situação para depois decidirem qual das 4 participa do episódio do programa, fomos escolhidos (mais um surto da minha mãe). Lembro inclusive que soube da notícia enquanto estava na aula na escola em que estudava na época, eu nem acreditava que aquilo realmente estava acontecendo, mas eu só aceitava e achava super engraçado.

O PROGRAMA

A produção vai antes mesmo da própria Cris Poli para a nossa casa, instala várias câmeras e filmam nosso cotidiano, estas filmagens já são passadas para a babá que analisa desde então o comportamento da família para chegar tendo uma noção do trabalho que vai realizar conosco. Após sua chegada na casa que acontece depois de uns dias em que começa a ser gravado o episódio, ela continua nos observando durante o dia inteiro, chega de manhã e vai embora depois que dormimos a noite (não é permitido que eles durmam na casa) mas as câmeras permanecem nos filmando. Após tanta observação, ela começa a realizar umas dinâmicas com cada um individualmente depois com todos juntos, dinâmicas estas que julga necessárias para cada situação específica após sua análise.

Foram aplicadas regras, cantinhos da disciplina, alguns métodos mais destinados a alguém como por exemplo um que realizaram com Cacai porque ela tinha uma mania de ir para a casa dos vizinhos sem avisar, então a Cris buscou focar na solução para isso também, que foi colar uma grande letra “S” na cor vermelha na janela de casa que servia como um alerta para a minha irmã lembrar de avisar toda vez que saísse de casa, além de atividades que foram realizadas também com nossos pais para problemas que precisavam ser tratados com eles mesmos. Além das regras impostas com mais seriedade, eu e meus irmãos recebíamos um quadro que simulava um tabuleiro em que o peão andava uma casa toda vez que tínhamos bons comportamentos, quando chegássemos no final seríamos presenteados, o que nos motivava bastante ainda mais por sermos crianças na época e criança não resiste em saber que vai ganhar presente.

Simultaneamente, após tantas dinâmicas passadas, começamos a perceber o resultado de tudo, nos tornamos crianças mais tranquilas, que brigavam menos, que respeitavam mais os limites e apesar de muitos que assistem não acreditarem na verdadeira mudança, ela acontece. A dúvida de muitos é exatamente esta, “realmente funciona?”, eu digo com propriedade que sim, começamos a dar mais valor ao que realmente importa que é a boa relação familiar, percebemos que as coisas caminham de uma forma muito melhor desta forma, e eu digo também que a experiência reflete na nossa família até hoje, somos muito unidos em tudo que fazemos hoje em dia, quase nunca brigamos (apenas brigas bestas de irmãos que se resolvem rapidamente) e nos apoiamos bastante de todas as formas, seja de pai para filho ou de irmão para irmão.

Não se consegue achar o episódio completo na internet, só temos em DVD (que inclusive está à venda, nossa família foi uma das selecionadas a entrar no DVD da 4° temporada) mas a chamada você pode assistir clicando aqui. Nossa família acabou virando muito amiga da Cris Poli, nós seguimos nas redes sociais e tivemos três reencontros, um no lançamento do seu livro aqui em Salvador onde a pedagoga fez bastante questão da nossa presença, outro no programa Sabadão com Celso Portiolli que ocorreu em 2016 e por fim, uma gravação que fizemos para um curso on-line que a Cris realizou, gravamos em um shopping da nossa cidade e em um parque ecológico como família que participou do seu reality. 

Ante o exposto, eu posso dizer que foi uma experiência incrível que vivemos, aprendemos bastante coisa que levamos conosco até hoje, somos bastante gratos a Cris Poli e a toda sua produção, inclusive, nossa família se tornou amiga de algumas pessoas da produção também, mantemos contato até hoje. O Supernanny vai ser uma experiência que levaremos pro resto da vida e é muito legal falar sobre isso, as pessoas amam saber de cada detalhe. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário