Saiba tudo sobre 'doenças da retina', com a médica oftalmologista do Grupo Opty, Juliana Ávila!

As doenças da retina são degenerativas e necessitam de tratamentos específicos

Ás

Saiba tudo sobre 'doenças da retina', com a médica oftalmologista do Grupo Opty, Juliana Ávila!

1.   O que é retina e qual a sua função?

Retina é a parte neurossensorial do olho, o fundo do olho. É onde a imagem é captada.

2.   Quais as principais doenças que afetam a retina? Existe alguma doença que se destaca mais? Qual?

A retina pode ser afetada por inúmeras doenças, como retinopatias associadas ao diabetes, hipertensão, doença falcêmica, degeneração macular relacionada a idade (DMRI), retinose pigmentar e inúmeras distrofias retinianas, retinopatias causadas por agentes infecciosos e reumatológicos. As doenças que mais se destacam são as retinopatias diabéticas, hipertensivas e a DMRI.

3.   De um modo geral, quais as causas das doenças da retina?

São as causas genéticas ou ligadas às alterações metabólicas.

4.   Os sintomas dessas doenças seguem a mesma linha ou são diferentes? Quais são eles?

Geralmente, cursam com baixa acuidade visual, escotomas e flashes luminosos.

5.   Em termos de tratamento, quais são eles quando falamos em doenças da retina?

Os tratamentos podem ser fotocoagulação a laser, terapias com ANTI-VEGF, polímeros de Dexametasona ou tratamento cirúrgico em casos de descolamento de retina regmatogênico ou TRACIONAL.

6.   Quais os exames para avaliar a retina?

Geralmente, usamos o ultrassom, tomografia de coerência óptica e a angiofluoresceinografia.

7.   Quais as dicas para prevenir as doenças da retina?

Ida regular ao oftalmologista, o controle metabólico e hábitos de vida saudáveis.   

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.

 

Atualmente, é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 26 marcas, totalizando 81 unidades, mais de 2.850 colaboradores e 1350 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF,PE, RJ e SC), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), OftalmoDiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Visão Center (PE), ÍrisOftalmo (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite www.opty.com.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário