• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 0,6% dos detentos brasileiros cumprem pena em prisão domiciliar, afirma Ministério da Justiça

0,6% dos detentos brasileiros cumprem pena em prisão domiciliar, afirma Ministério da Justiça

Segundo os dados, dos mais de 938 mil presos no Brasil, apenas 5.497 cumprem pena em casa

Por Da Redação
Às

0,6% dos detentos brasileiros cumprem pena em prisão domiciliar, afirma Ministério da Justiça

Foto: Tiago Stille/Gov. Ceará

A prisão domiciliar para cumprimento de pena em regime fechado, medida concedida ao general Augusto Heleno, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 21 anos na ação da trama golpista, é considerada exceção no sistema carcerário brasileiro.

Segundo dados do primeiro semestre de 2025 da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, menos de 1% dos presos brasileiros cumprem pena em regime domiciliar.

Ao todo, o Brasil possui mais de 938 mil presos, desses, somente 5.497 (cerca de 0,6%) cumprem a pena em casa. Além disso, outras 33.690 pessoas que ainda não foram julgadas, como foi o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estão em prisão domiciliar.

Bolsonaro deixou a prisão preventiva domiciliar após o ministro do STF Alexandre de Moraes apontar um "elevado risco de fuga". O ex-presidente também tentou romper a tornozeleira eletrônica que utilizava com um ferro de solda.

Atualmente, Bolsonaro cumpre pena em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, sendo 24 anos e nove meses de reclusão (em regime fechado) e dois anos e seis meses de detenção, por tentativa de golpe de Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário