1,2 milhão de pessoas terão atendimento preferencial nas eleições 2022

Número de eleitores que declararam ter algum tipo de deficiência cresceu 35,27% em comparação com o pleito de 2018

Por Da Redação
Ás

1,2 milhão de pessoas terão atendimento preferencial nas eleições 2022

Foto: Reprodução/TSE

As eleições deste ano, onde o primeiro turno está marcado para o próximo domingo (2), devem receber 1.271.381 de eleitores com algum tipo de deficiência. Para atender esse público, a Justiça Eleitoral estabeleceu medidas a favor de garantir o acesso ao local de voto, entre eles o atendimento prioritário.

O número de pessoas que declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida nas eleições apresentou uma elevação de 35,27% em comparação com o pleito de 2018. Além desses cidadãos, o órgão destaca que o atendimento prioritário ainda vale para idosos, gestantes, lactantes e responsáveis com crianças de colo.

No momento da votação, se o eleitor não tiver solicitado atendimento prioritário no cartório eleitoral, será possível informar ao mesário sobre as limitações e pedir providências.

"É possível ainda contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança, a qual, caso seja autorizada pelo presidente da mesa receptora de votos, poderá acompanhá-lo, ingressando na cabina de votação e até mesmo digitando os números na urna", informou o TSE.

De acordo com a norma, a condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário