119 de história: Lavagem de Itapuã acontece nesta quinta-feira (1)
Confira história e programação do festejo
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Ocorre nesta quinta-feira (1), a tradicional Lavagem de Itapuã, última festa popular de Salvador antes do Carnaval. Completando 119 anos de história, a tradição secular é ocorre como devoção a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e é marcada pelo forte sincretismo religioso.
Realizada toda quinta antes do carnaval, a tradição, além de contar com as celebrações religiosas, possui sua parte profana com desfiles de trios ao fim da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.
História
Iniciado no século XIX, a lavagem de Itapuã acontecia no dia 2 de fevereiro, devido à devoção dos pescadores à Nossa Senhora da Purificação. A partir da década de 1930, a tradição passou a ser realizada como devoção a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, e sempre na quinta-feira que antecede o Carnaval.
Em 1987, uma baleia rosa inflável de nove metros feita pelo artista Wally Salomão foi introduzida ao cortejo. O objeto homenageia a atividade econômica de Itapuã da caça às baleias entre os séculos XVII e XIX.
A lavagem de Itapuã é marcada pelo sincretismo religioso, pois além da da devoção de católicos, há também as celebrações das religiões de matrizes africanas a Iemanjá. Durante as festividades, as baianas lavam as escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã com muita água de cheiro. Este é um ritual de passagem que simboliza a purificação e o renascimento.
Festividades
A tradição tem início bem cedo, a partir das 2h, quando o Bando Anunciador, grupo de senhores e senhoras percussionistas da comunidade percorre as ruas anunciando e convidando os moradores para os festejos. Às 5h, há uma alvorada de fogos de artifício.
Por volta das 6h, começa a lavagem das “Nativas”, que é realizada por moradores do bairro há cerca de 30 anos, e é a pré-lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. De acordo com moradores, está pré-lavagem foi introduzida pela moradora, já falecida, Dona Niçu. Após a lavagem inicial, há o café de Dona Niçu, tradição seguida pelos filhos dela até hoje.
Às 10h baianas, fiéis e moradores saem em cortejo do bairro de Piatã até Itapuã, onde é feita a lavagem da escadaria. Todo trajeto é acompanhado pelo afoxé Filhos de Gandhy, além de baianas pescadores, capoeiristas e grupos de preservação que aproveitam a data para falarem sobre assuntos como a preservação de baleias, fauna e flora da Lagoa do Abaeté, entre outros.
Ao chegarem no bairro de Itapuã, as baianas realizam a segunda lavagem com muita água de cheiro perfumando e embelezando as escadarias da igreja da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Após o cortejo, inicia-se a parte profana da lavagem, com a passagem de bandas de chão e trios elétricos.
Programação 2024
02h - Bando Anunciador (Concentração 00h)
05h - Lavagem Nativa
05h - ALVORADA
06h - Corrida do Feijão – Serjão
07h - Mulheres que incentivam na contra mão
10h - Cortejo das Baianas
10h05 - Carro de Palha
10h10 - Mamãe quero abacate
10h15 - Porcelanato
10h20 - Nosso Quilombo
10h25 - Baleia Rosa do Amor
10h30 - Movimento Musical Pinauna Pawer
11h - Escola de Samba Unidos de Itapuã
11h15 - Os itapuanzeiros
11h30 - Banda Coktel Baiano
11h45 - Kitute com Cerveja
12h - Arrastão dos Nativos
12h15 - Bloco Afro Malê Debalê
12h30 - Itapuã Black
12h45 - Puxada Itapuãnzeira + Grupo Cultural Galera do Mar
13h - Anarkas
13h15 - Arrastão Ba x Vi
13h30 - Chaveirinho do Arrocha
13h45 - Chuva de Gelo
14h - Bloco Jacutinga
14h15 - As Santinhas
14h30 - Pipoca da Oxenturá
14h45 - Arrastão da banda Beat XXI
15h - Cortejo do Quilombo Abaeté
15h15 - Ecoar dos Tambores
15h30 - Arrastão da Gente
15h45 - Kimbaila
16h - OH Braabo
16h15 - Itapuã City 16:30 - OLB – Organização de Lideranças da Bahia
16h45 - Pode Misturar
17h - Pagode do RT
Mudanças no Trânsito
Com o objetivo de garantir o atendimento de transporte aos usuários durante a Lavagem de Itapuã, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial para o público da festa e moradores da região. Devido às interdições em algumas vias, principalmente da Avenida Octávio Mangabeira, o itinerário dos ônibus será redirecionado para as avenidas Dorival Caymmi, Orlando Gomes e Luiz Viana (Paralela).
Além dos desvios de itinerário das linhas, também serão disponibilizados 12 veículos de frota reguladora na Estação Mussurunga, das 15h às 23h, que podem ser utilizados pela equipe de fiscalização sempre que for necessário.
Os usuários que optarem por veículos particulares terão à disposição dois pontos de táxi e mototáxi implantados em locais estratégicos próximo à festa. Um deles estará localizado na Avenida Octávio Mangabeira, próximo ao acesso à Avenida Orlando Gomes, e o outro ficará próximo ao retorno da Avenida Dorival Caymmi com a Rua da Areia de Itapuã. As equipes da Semob estarão nas imediações para fiscalizar a operação.
Para garantir o pleno funcionamento do trânsito durante a festa, a Transalvador fará desvios do fluxo de veículos e instalará barreiras nas imediações do bairro para facilitar a saída e acesso à região. Já o estacionamento será proibido da 0h às 19h da quinta-feira (1°), nas ruas Iemanjá (lado direito), em Piatã, e Paulo Afonso Baqueiro, em Nova Brasília de Itapuã. Ainda na quinta (1º), das 19h às 22h, o estacionamento será proibido, nas seguintes vias: Rua Aristides Mílton, Praça Dorival Caymmi, Rua Genebaldo Figueiredo, Rua João do Peixe e Rua Arnaldo Francelino.
Segurança
A Secretária de Segurança Pública anunciou que 566 policiais e bombeiros trabalharão durante a lavagem. Além disso, 4 câmeras de monitoramento, sendo quatro de reconhecimento facial, serão usadas para ampliar as ações do policiamento ostensivo e repressivo. Uma plataforma de observação elevada ficará estacionada em um ponto estratégico.
A Polícia Militar distribuirá suas equipes em patrulhas, Postos Elevados de Observação, Bases Móveis, motocicletas e veículos convencionais. Uma Delegacia Especial de Área foi montada no circuito do evento para registro de ocorrências. Além disso, os devotos poderão utilizar a Delegacia Digital.
Sete viaturas e uma embarcação do Corpo de Bombeiros estarão à disposição do público da festa.
Já a Guarda Civil Municipal (GCM) atuará em varredura realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), nesta quarta-feira (31). No dia 1º, os agentes darão apoio às ações municipais, como os de ordenamento de ambulantes, fiscalização de estabelecimentos comerciais e ordenamento do trânsito e transporte, com efetivo de 120 GCMs.
Cerca de 70 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também vão atuar na fiscalização e orientação aos ambulantes que foram cadastrados para a festa.
Outros serviços
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará os serviços do Samu 192, em caso de necessidade, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Hélio Machado.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização na região da festa, com o objetivo de orientar os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e coibir atividades irregulares. Além disso, atuará no combate à poluição sonora e à publicidade irregular.
A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) atuará na festa com 100 agentes de limpeza, caminhões-pipa e compactadores, durante toda a quinta-feira (2).