125 cidades baianas encerram semestre sem mortes violentas; confira

Estado registra queda de 7,3% nos crimes letais

Por Da Redação
Às

Atualizado
125 cidades baianas encerram semestre sem mortes violentas; confira

Foto: Divulgação

O balanço da segurança pública do primeiro semestre de 2025, divulgado nesta terça-feira (29) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, revelou que 125 municípios baianos não registraram nenhuma ocorrência de morte violenta nos seis primeiros meses do ano. Os dados foram apresentados no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.

Segundo a pasta, os crimes considerados na análise incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Na comparação com o mesmo período de 2024, o estado registrou uma queda de 7,3% nesse tipo de ocorrência.

O secretário Marcelo Werner destacou que os números refletem o trabalho contínuo das forças de segurança e os investimentos realizados pelo governo estadual.

“Seguimos em redução, são dois anos e meio de queda nos índices. Neste primeiro semestre, houve redução de 7,3% nas mortes violentas. Também diminuíram os roubos e furtos de veículos, coletivos, cargas e não houve explosão de bancos. Esse resultado é fruto de um trabalho orientado por inteligência, reforço de efetivo, novos concursos, equipamentos modernos e maior aproximação com a população”, afirmou o secretário.

Além dos indicadores sobre mortes violentas, o balanço apontou crescimento nas apreensões de armas, drogas e desarticulação de laboratórios utilizados por facções criminosas. Ainda segundo Werner, mais de 12 mil pessoas foram presas no período, aumento de quase 20% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

O secretário também destacou a ampliação do Disque Denúncia para todo o estado e reforçou a importância da integração entre as polícias e o sistema de justiça:

“Temos que continuar com essa mesma tônica de investimentos e planejamento. Ainda há muito o que fazer, mas com capacitação, tecnologia e aproximação com o cidadão, seguiremos avançando na segurança pública da Bahia”, concluiu.

Entre os municípios baianos que não registraram nenhuma morte no primeiro semestre de 2025 estão Abaíra, Abaré, Água Fria, Aiquara, Almadina, Anguera, Antônio Gonçalves, Apuarema, Arataca, Barra do Mendes, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Boninal, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caatiba, Caetanos, Caldeirão Grande, Canápolis, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Cardeal da Silva, Carinhanha, Catolândia, Cícero Dantas, Cipó, Condeúba, Cordeiros, Coronel João Sá, Cravolândia, Dom Basílio, Elísio Medrado, Érico Cardoso, Feira da Mata, Firmino Alves, Floresta Azul, Gentio do Ouro, Glória, Guajeru, Ibipeba, Ibipitanga, Ibititá, Ichu, Igaporã, Ipupiara, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itanagra, Itiruçu, Ituaçu, Iuiu, Jacaraci, Jaborandi, Jandaíra, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Livramento de Nossa Senhora, Macajuba, Maetinga, Malhada de Pedras, Mansidão, Marcionílio Souza, Matina, Milagres, Mirangaba, Mirante, Morpará, Mortugaba, Muniz Ferreira, Muritiba, Nova Canaã, Nova Itarana, Nova Redenção, Nordestina, Novo Horizonte, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Pedrão, Pedro Alexandre, Piatã, Pindaí, Pintadas, Piraí do Norte, Piritiba, Planaltino, Presidente Dutra, Quixabeira, Ribeira do Amparo, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Inês, São Felipe, Saúde, Tanhaçu, Tanquinho, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Valente, Várzea da Roça, Várzea Nova, Vereda, Wagner e Wanderley.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário