1,3 milhões de Beneficiários têm Bolsa Família cancelado
Atualmente, o programa atende mais de 13,2 milhões famílias
Foto: Agência Brasil
O governo cancelou o pagamento de 1,3 milhões Beneficiários do programa Bolsa Família. A ação foi motivada após a identificação de irregularidades apontadas pelos processos de revisão e averiguação cadastral feitos pelo ministério. A estimativa é de uma economia de R$ 1,4 bilhão, considerando o valor médio pago mensalmente.
Novas formas de aperfeiçoar a obtenção de informações sobre os beneficiários estão sendo estudadas pelo governo.
O Cadastro Único é o principal instrumento do governo para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais, usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Atualmente, o programa Bolsa Família atende mais de 13,2 milhões famílias, que recebem cerca de R$ 2,5 bilhões por mês.
Averiguação Cadastral
A averiguação cadastral é a verificação das informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único, sejam ou não beneficiárias do Bolsa Família. Periodicamente, é realizado o cruzamento dos dados do Cadastro com outras bases de dados do Governo Federal. As famílias são convocadas para atualizar as informações quando são achadas diferenças entre os registros.
A revisão cadastral e a ação feita pelo Programa Bolsa Família para saber se as famílias beneficiárias, com cadastros desatualizados há mais de dois anos, permanecem dentro das regras para o recebimento do benefício. Quem não cumpre os prazos do processo ou sai dos critérios do programa pode ser desligado do Bolsa Família.