16ª Caminhada da Pedra de Xangô ocorre neste domingo (9)

Evento busca resgatar a memória do povo negro e das comunidades das religiões de matriz africana

Por Da Redação
Ás

16ª Caminhada da Pedra de Xangô ocorre neste domingo (9)

Foto: Max Haack/Secom

A 16ª edição da Caminhada da Pedra de Xangô ocorre neste domingo (9), no bairro de Cajazeiras X, em Salvador. O evento busca resgatar a memória do povo negro e das comunidades das religiões de matriz africana do bairro.

A caminhada acontece tradicionalmente no segundo domingo de fevereiro. A concentração da atividade está marcada para às 7h30 e conta com café da manhã e encontro de representante de terreiros de toda a Bahia.

O cortejo caminhará do Campo da Pronaica até a Pedra de Xangô, um total de 2 km. No final do evento, será depositado o "Amalá de Xangô", prato dedicado ao orixá, aos pés do monumento.

"Desde 2017, foi reconhecida pelo município, através da fundação, como patrimônio cultural de Salvador, sendo constituído o Parque Pedra de Xangô, administrado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), como uma principal ação de preservação do bem cultural", declarou o diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, Chicco Assis.

Para ele, o evento é um importante marco identitário de Cajazeiras. "A Caminhada da Pedra de Xangô, em seus 16 anos de existência, tem se consolidado no calendário de festas populares da cidade como uma importante manifestação que, além de chamar a atenção para a importância da Pedra de Xangô e da sua preservação, contribui com a luta de combate ao racismo, à intolerância e ao desrespeito religioso"

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário