1º dia de Enem trata de envelhecimento, padrão de beleza e saúde mental
No Paraná, haverá reaplicação da prova nos dias 16 e 17 de dezembro

Foto: Arquivo / Rede Omnia
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste domingo (9) apresentou questões que discutiram o padrão de beleza imposto a mulheres, saúde mental no esporte, religiosidade e discriminação. A redação teve como tema "perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Neste primeiro dia, o exame teve abstenção de 27% --no ano passado foi de 26,6%. Segundo Camilo Santana, ministro da Educação, o resultado mostra que há uma estabilidade no comparecimento ao exame.
As provas foram aplicadas em 1.805 municípios, em 11.791 locais de prova e em quase 165 mil salas. O gabarito será divulgado na quinta (13) e a entrega final dos resultados ocorre em janeiro de 2026.
No Paraná, haverá reaplicação da prova nos dias 16 e 17 de dezembro. O estado foi atingido por um ciclone neste fim de semana, que causou seis mortes. Os candidatos que quiserem participar dessas datas devem solicitar a reaplicação entre 17 a 21 de novembro.
No exame, houve 3.240 participantes eliminados, por motivos como porte de equipamento eletrônicos, deixar o local de prova com caderno de questões antes dos 30 minutos finais de prova.
Segundo o ministério, não houve ocorrências significativas na prova deste ano. Também ocorreu um aumento de 11% no número de inscritos em relação à edição de 2024 e de 38% em relação a 2022.
Para professores de cursinho, em relação ao conteúdo, a prova manteve a tendência de cobrar assuntos que façam o aluno refletir sobre o direito de minorias e grupos estigmatizados. No entanto, eles destacam mudanças no formato do exame, como a diminuição de textos e a ausência de tirinhas e charges na prova de linguagens.
Uma das questões citou as atrizes Paolla Oliveira e Margot Robbie para abordar padrão de beleza. Também houve uma pergunta que tratava sobre saúde mental no esporte, com uma referência à skatista Rayssa Leal.
Tatiana Paes, professora de redação dos colégios Start Anglo Bilingual School e STG, do Rio de Janeiro, diz que a questão sobre padrão de beleza dialoga com o tema da redação.
"Figuras como Paolla Oliveira e Margot Robbie representam uma tentativa de romper com expectativas rígidas sobre a aparência ideal. Ambas utilizam sua visibilidade para questionar a obsessão social pela juventude e pela perfeição estética, mostrando que a beleza pode e deve coexistir com a passagem do tempo", afirma a docente.
Para ela, essa busca constante por uma aparência jovial está profundamente ligada ao etarismo, à dificuldade de aceitar o envelhecer.
Caroline Lucena, coordenadora de redação do Elite Rede de Ensino, também destacou essa contradição abordada pela prova. "O avanço da medicina aumenta a longevidade, mas o mercado e as redes sociais glorificam a juventude. O resultado é um país em que o idoso vive mais, mas nem sempre melhor -- sem acesso digital, com pensões defasadas e pouca representatividade nas decisões políticas".
Professores avaliaram como positivas as mudanças na prova de linguagens, em que um único texto foi utilizado para cinco questões distintas. Esse texto era sobre a perda da caligrafia na era digital.
"Foi uma inovação muito bem-vinda, porque permite explorar diversas dimensões do texto, em vez de reforçar a dispersão de leituras muito específicas e focalizadas", diz Rafael Alverne, coordenador de Linguagens do Colégio Andrews.
Silvia Maria Brandão, doutora em linguística e especialista da Geekie, afirma que a alteração no formato da prova indica uma importante inflexão pedagógica. "Essa escolha metodológica aponta para uma perspectiva de trabalho muito mais aprofundada sobre o papel do texto no processo de aprendizagem".
Segundo Brandão, o único texto foi explorado de diversas maneiras. "Ele atuou como epicentro da análise integral, mobilizando simultaneamente diferentes competências: interpretação de sentido, análise do gênero textual (crônica) e análise linguística aplicada ao contexto".
Na prova de ciências humanas, os professores destacaram a ausência de questões sobre temas comumente cobrados em história, como o período da ditadura. A maioria das questões abordou a Idade Moderna e a Idade Média.
Em geografia, na avaliação dos docentes, houve a forte presença de temas relacionados a questões ambientais. Uma delas, por exemplo, relacionava a diminuição de chuvas e o desmatamento na Amazônia ao deslocamento de massas de ar que transportam poluentes de um continente para o outro.


