20 milhões de brasileiros declaram passar fome, diz pesquisa
O levantamento afirma ainda que mais de 24,5 milhões sofrem de insegurança alimentar
Foto: EBC/Agência Brasil
Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional mostrou que quase 20 milhões de brasileiros, o equivalente a população do Chile, declarou passar 24 horas ou mais sem ter o que comer em alguns dias.
Além disso, mais de 24,5 milhões sofrem de insegurança alimentar, sem a certeza irão se alimentar no dia a dia e já reduziram quantidade e qualidade do que conteúdo. E outros 74 milhões vivem com a dúvida sobre se vão acabar passando por isso.
A pesquisa mostrou ainda que mais da metade (55%) dos brasileiros sofriam de algum tipo de insegurança alimentar (grave, moderada ou leve) em dezembro de 2020.
Realizada em 1.662 domicílios urbanos e 518 rurais, a pesquisa trouxe esses números antes do repique inflacionário dos últimos meses —que deve ter agravado o quadro.
Nas regiões com maior índice de pobreza, Norte e Nordeste, a fome (insegurança alimentar grave) afeta 18% e 14% dos domicílios, respectivamente, ante média nacional de 9%. No Centro-Oeste, polo produtor do agronegócio, mais de um terço das famílias sofre de insegurança leve.
“Antes mesmo da pesquisa, esperávamos o agravamento do quadro. Mas não que fosse tão profundo”, diz Renato Mafuf, coordenador da Rede Penssan, que repetirá o levantamento neste ano, ampliando-o para quase 7.000 domicílios.