• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 29 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet nos últimos 3 meses, revela pesquisa
Brasil

29 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet nos últimos 3 meses, revela pesquisa

Levantamento aponta redução, mas evidencia exclusão digital em atividades e serviços essenciais

Por Da Redação
Ás

29 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet nos últimos 3 meses, revela pesquisa

Foto: Álvaro Henrique/Secretaria de Educação do DF

29 milhões de brasileiros ficaram sem acesso à internet nos últimos três meses, marcando uma redução de 19,4% em comparação com o mesmo período de 2022, quando 36 milhões estavam desconectados. Esses dados emergem da pesquisa TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros) Domicílios 2023, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil e divulgada nesta quinta-feira (16.nov.2023). O estudo completo está disponível para consulta (PDF – 1 MB).

"Apesar da diminuição, o número de brasileiros sem acesso à internet ainda é preocupante. A falta de acesso implica estar excluído de inúmeras oportunidades, já que muitos serviços e atividades são preferencialmente oferecidos online", ressaltou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O perfil típico do brasileiro desconectado inclui homens residentes em áreas urbanas, com 60 anos ou mais e autodeclarados como pretos ou pardos, com uma média de escolaridade até o ensino fundamental.

A pesquisa também aponta que 16 milhões são do sexo masculino, enquanto 14 milhões são mulheres. A maioria pertence às classes D ou E - 17 milhões, representando 58,6%. A classe C engloba 10 milhões (34,4%), e as classes A ou B, 2 milhões (6,8%).

Regionalmente, Nordeste e Sudeste lideram o ranking com 10 milhões cada um, seguidos pelo Norte e Sul, ambos com 3 milhões de habitantes sem acesso à internet nos últimos três meses. O Centro-Oeste aparece em terceiro lugar, com 2 milhões de pessoas desconectadas.

Em termos de formação educacional, aqueles com ensino superior completo representam uma minoria, com 1 milhão, em contraste com 5 milhões que concluíram o ensino médio e 24 milhões com formação até o ensino fundamental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário