2ª Vara Cível de Salvador ganha robô para elaborar atos ordinatórios
Nova ferramenta já realizou 1100 intimações
Foto: Divulgação
O Núcleo de Tecnologia e Inovação da Coordenação dos Juizados Especiais (COJE) implementou nesta terça-feira (23), um robô que elabora atos ordinatórios, realiza lançamentos e publicações no Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE). A nova ferramenta foi implantada, em caráter piloto, na 2ª Vara Cível de Salvador, tendo analisado 1450 processos e concretizado outros 1.100 processos da unidade judiciária nos dias 18 e 19 de Junho.
De acordo com a coordenadora dos Juizados Especiais, Juíza Fabiana Pellegrino, a automação é o caminho para uma justiça mais célere. Este é o sexto robô desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia na atual gestão. A primeira ferramenta de automação implantada pela COJE atua na baixa processual da 6ª Turma Recursal e, desde o dia 7 de fevereiro, já realizou a baixa de mais de 3352 processos julgados.
O novo robô poderá ser utilizado por outras unidades judiciárias, no entanto, as solicitações deverão ser encaminhadas com antecedência a COJE, através do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) , a fim de que todas as medidas sejam adotadas para a devida implementação.