Michel Telles

3 métodos que estimulam o desenvolvimento de crianças com deficiência!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

3 métodos que estimulam o desenvolvimento de crianças com deficiência!

Foto: Divulgação Assessoria

A fisioterapia é uma das intervenções essenciais no processo de reabilitação de crianças com deficiências e atrasos no desenvolvimento. Através de técnicas especializadas, a fisioterapia não apenas trabalha para inibir padrões de atividades reflexas anormais, mas também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento neuropsicomotor, com aumento e recuperação da força muscular dos membros e do tronco dessas crianças.

Segundo a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, os fisioterapeutas utilizam uma variedade de métodos que visam desenvolver a coordenação motora e estimular o sistema nervoso central. “Ao aprimorar as funções motoras e reduzir as limitações funcionais, essas intervenções visam proporcionar uma vida mais independente e satisfatória para as crianças com deficiência”, afirma.

Jamaica compartilha 3 métodos que estimulam o desenvolvimento de crianças com deficiência:

  1. Método Therasuit

Um dos destaques na reabilitação de crianças com desordens neuromotoras é o método Therasuit. “A clínica Espaço Kids é pioneira na Bahia, desde 2011, aplicando o método fisioterapêutico Therasuit, em que as crianças vestem o Adele Suit, um traje especial inspirado nas roupas dos astronautas russos, criado para dar resistência e estabilidade aos músculos, que foi adaptado para ajudar no desenvolvimento espacial de crianças com deficiência locomotora”, explica Jamaica.

  1. Conceito Neuroevolutivo Bobath

O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica de reabilitação que prioriza a solução de problemas de controle postural, movimento e função, através da avaliação e o tratamento das deficiências e limitações de atividades de indivíduos com fisiopatologia do sistema nervoso central. “É amplamente utilizado para melhorar a coordenação motora e promover a independência funcional das crianças, permitindo uma melhor qualidade de vida e integração social”, conta a fisioterapeuta.

  1. Integração sensorial

Técnica fundamental no tratamento fisioterapêutico de crianças com deficiências, a integração sensorial trabalha para organizar as sensações do corpo e do ambiente, promovendo uma resposta adequada e eficiente às diferentes demandas sensoriais. “Isso contribui significativamente para o desenvolvimento motor e cognitivo, permitindo que as crianças se adaptem melhor às atividades do dia a dia”, informa a especialista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.