Política

32 milhões eleitores não votaram no primeiro turno

Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro são os estados com maiores números

Por Da Redação
Ás

32 milhões eleitores não votaram no primeiro turno

Foto: Agência Brasil

Cerca de 20,79% do eleitorado no Brasil não votou no primeiro no turno. O número equivale a 32,4 milhões de eleitores que estavam regulares não votaram. Com os outros 330 mil ausentes no exterior, a porcentagem sobe para 20,91%. 

Percentualmente, os estados com maior taxa de abstenção, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram: Rondônia (quase 24,6% de abstenção), Mato Grosso (23,4%) e Rio de Janeiro (22,7%).

Nos três, o presidente Jair Bolsonaro venceu no primeiro turno. Dentre eles, o Rio é o que tem também parcela mais significativa em votos absolutos: ao todo, quase 3 milhões de eleitores não votaram.

Enquanto Bolsonaro venceu com folga no Rio com mais de 51% dos votos, uma das preocupações da campanha do ex-presidente Lula é aumentar o comparecimento de eleitores no segundo turno — mesmo nos estados nos quais foi derrotado.

Com isso, as periferias das grandes cidades são os principais alvos, além de grupos como mulheres e estratos de menor renda, onde as pesquisas de opinião mostram que o petista tem mais votos do que o presidente Bolsonaro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário