Coronavírus

359 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram administradas no mundo

No Brasil, 13.272.624 de doses dos imunizantes já foram aplicadas

Por Da Redação
Ás

359 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram administradas no mundo

Foto: SOPA Images/Getty Images

Mais de 359 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram administradas em pessoas de ao menos 121 países, de acordo com um levantamento feito pela Bloomberg. O desafio é que possa ampliar a taxa para os bilhões, já que, para a imunização, algumas vacinas necessitam de aplicação de mais de uma dose. No Brasil, o número de vacinas aplicadas é de 13.272.624.

A vacinação dos Estados Unidos teve início no dia 14 de dezembro com profissionais de saúde, e até o momento foram aplicadas 101,1 milhões de doses, onde também se destacam no mapa a China, com mais 52,5 milhões de unidades aplicadas, Índia, com 28 milhões, Reino Unido, com 24,7 milhões, e Israel, com 9 milhões, este último o que mais vacinou proporcionalmente ao tamanho da população. Na América do Sul, o Chile é a nação melhor colocada em relação à proporção de doses de vacina aplicadas a população, com mais de 6,2 milhões.

Vacina da Covid

Os Estados Unidos apostam nos antígenos da Pfizer/BioNTech e da Moderna. As duas vacinas precisam de aplicações em intervalo de semanas. Recentemente, o país permitiu a utilização da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, e o antígeno promove a imunização em dose única. Momentaneamente, 33,9 milhões de pessoas já receberam a segunda dose da vacina no país.

Permitidas para utilização nos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna conseguiram diminuir as infecções pela Covid-19 em 95% em testes de dezenas de milhares de voluntários.

Imunização

Um fármaco da AstraZeneca e da Universidade de Oxford recebeu a primeira grande autorização, pelo Reino Unido, em 30 de dezembro. A China também liberou a vacina CoronaVac para utilização geral.

No Brasil, os dois imunizantes foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para utilização emergencial. A primeira dose no país foi aplicada em São Paulo no dia 17 de janeiro. Outros 17 estados iniciaram a imunização com a CoronaVac em 18 de janeiro e os demais, no dia 19 daquele mês. No dia 23 de janeiro, o Brasil deu início a vacinação com a vacina de Oxford, que exatamente um mês depois teve o registro definitivo aprovado pela Anvisa.

China e Rússia autorizaram os próprios antígenos em julho e agosto, antes de serem totalmente testados. Desde então, os países administraram milhões de doses, embora forneçam atualizações menos frequentes sobre o progresso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.