38% dos eleitores não querem nem Bolsonaro nem Lula em 2022
Lula segue na frente com 42% de rejeição dos entrevistados
Foto: Reprodução/ Alan Santos
Apesar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terem mais chances de enfrentarem um segundo turno juntos nas eleições presidenciais de 2022, 38% dos eleitores não querem nenhum dos dois ocupando o Palácio do Planalto. Outros 33% optariam por um dos dois na disputa, e 24% nem concordam nem discordam com a possibilidade de ter Bolsonaro ou Lula como presidente novamente.
A pesquisa foi realizada pelo EXAME/IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. O levantamento ouviu 1 mil pessoas entre os dias 10 e 11 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
“A mais importante informação dessa nova rodada da pesquisa EXAME/IDEIA talvez seja a demanda explícita por um novo nome na política. E o mais curioso é que esse grupo dos ‘nem Lula nem Bolsonaro’ é mais concentrado na classe alta [43% das classes A e B] e nas regiões Centro-Oeste (49%), Norte (47%), e Sudeste (41%), ou seja, ainda se concentram relevante extrato de votos no Brasil”, explica Maurício Moura, fundador do IDEIA.
Ao avaliarem em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum, Lula é indicado por 42%, seguido de Bolsonaro, com 38% - enquanto que João Doria é indicado por 28%; Luciano Huck, 26%; e Ciro Gomes, 23%.
Em outro item, onde os entrevistados avaliam a rejeição do candidato, Lula repete os mesmos 42%, Ciro Gomes aparece com 37%, João Doria tem 37% de rejeição, enquanto Luciano Huck, 30%.