• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 40% dos eleitores nos Estados Unidos temem intimidação nas urnas, diz pesquisa
Mundo

40% dos eleitores nos Estados Unidos temem intimidação nas urnas, diz pesquisa

Eleitores estão preocupados com ameaças de violência ou intimidação

Por Da Redação
Ás

40% dos eleitores nos Estados Unidos temem intimidação nas urnas, diz pesquisa

Foto: Reprodução/ Pixabay

Uma pesquisa de opinião da agência de notícias Reuters, em parceria com o instituto Ipsos, revelou nesta quarta-feira, 26, que pelo menos 40% dos eleitores nos Estados Unidos estão preocupados com ameaças de violência ou intimidação nas urnas durante as eleições de novembro no país, que vão renovar o Congresso e dezenas de governos.

O medo é motivado pela retórica agressiva e insuflada em mídias de extrema direita, que até hoje alimentam a falsa alegação de que a eleição foi roubada. A diferença é que agora os republicanos são favoritos e devem recuperar o controle da Câmara e provavelmente do Senado, num pleito que definirá como será a segunda metade do mandato de Biden.

A pesquisa Reuters/Ipsos revelou que dois terços temem a ação de extremistas após as eleições, caso não concordem com o resultado, como 'repeteco' da violência registrada após a vitória do atual presidente americano. Vinte por cento disseram também não confiar no sistema de contagem das cédulas.

Entre os eleitores entrevistados pela pesquisa Reuters/Ipsos, 43% estavam preocupados com ameaças de violência ou intimidação de eleitores ao votarem pessoalmente. O medo foi mais pronunciado entre os democratas, 51% dos quais disseram estar preocupados com a violência, embora uma parcela ainda significativa dos republicanos – 38% – tenha as mesmas preocupações. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.