40% dos professores do ensino médio não são formados na disciplina que atuam, revela Censo
No Nordeste, apenas 53,9% dos professores possuem diplomas de graduação e de licenciatura
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Foto: Agência Brasil
Segundo dados do Censo Escolar 2019, 40% dos professores que atuam no ensino médio não são formados na disciplina que atuam, ou seja, são docentes que fizeram graduação em uma outra área, não possuem licenciatura ou sequer se formaram em uma universidade. O levantamento foi elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com o levantamento, o quadro mais crítico é situado na região centro-oeste do país, onde 50,7% dos professores de ensino médio e 50,2% do ensino fundamental II possuem formação apropriada para a área. Já no Nordeste, 53,9% dos professores do 3º ano do ensino médio possuem diplomas de graduação e de licenciatura na disciplina que ensinam.
Com relação ao grau de formação dos professores, no ensino fundamental II, 30,8% dos docentes possuem licenciatura em outra área. No ensino médio do Nordeste, 8,9% não têm nem graduação, nem licenciatura na disciplina que ensinam aos alunos. Na mesma região, mas no ensino fundamental I, 26,9% dos professores não concluíram o curso superior. Do sexto ao nono ano, 15% não frequentaram a universidade.
Dentre os motivos apontados para o alto índice de professores com formação inadequada, segundo o levantamento, estão: número insuficiente de formandos em determinadas graduações e baixa atratividade da carreira docente.