• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 50% dos brasileiros diz que Bolsonaro não merece ser reeleito, aponta pesquisa EXAME/IDEIA
Brasil

50% dos brasileiros diz que Bolsonaro não merece ser reeleito, aponta pesquisa EXAME/IDEIA

Mesmo com constatação, presidente lidera cenários de corrida presidencial para 2022

Por Da Redação
Ás

50% dos brasileiros diz que Bolsonaro não merece ser reeleito, aponta pesquisa EXAME/IDEIA

Foto: Reprodução/A Gazeta

A crise de saúde pública em Manaus (AM) e os desencontros em relação à compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19 vêm impactando a percepção dos brasileiros sobre a gestão federal. Para 50,3% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não merece ser reeleito. Para 42%, ele faz jus a exercer o novamente o cargo de líder da nação. Outros 7,7% não souberam responder. É o que mostram os novos resultados de uma pesquisa inédita realizada pela EXAME/IDEIA. 

A percepção de que o presidente não merece ser reeleito é maior entre os estratos de baixa escolaridade e os moradores da região Norte: entre os que não completaram o ensino fundamental, 53% dizem que Bolsonaro não faz por merecer uma nova chance na Presidência da República. Entre os moradores do Norte, região fortemente afetada pela pandemia, 69% compartilham da mesma opinião.  

Apesar da alta rejeição, Bolsonaro lidera a corrida presidencial para 2022. Se as eleições fossem hoje, o presidente seria reeleito. O EXAME/IDEIA testou três cenários de primeiro turno, com diferentes candidatos na disputa, nos quais as intenções de voto para Bolsonaro variam de 32% a 36%, na pesquisa estimulada. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se consolida em segundo lugar, recebendo de 15% a 17% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) aparece com frequência na terceira colocação, recebendo de 10% a 11% dos votos.

Na sondagem, também aparecem nomes como o apresentador Luciano Huck ( 7,5% a 10%), o psolista Guilherme Boulos (de 5% a 8%), o governador João Doria (de 3% a 6%) e o ex-ministro Sergio Moro (7%). “Com uma oposição desorganizada e nomes incertos ou pouco conhecidos pela opinião pública, a pesquisa de intenção de voto revela que a população se vê sem opção de candidatos”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA. “Por isso, muitos dizem que votariam em Bolsonaro”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário