• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 500 mil profissionais de saúde serão capacitados pela OMS nas Américas e Estados Unidos
Mundo

500 mil profissionais de saúde serão capacitados pela OMS nas Américas e Estados Unidos

Ação tem objetivo de ajudar a região a prevenir, preparar e responder a futuras ameaças pandêmicas

Por Da Redação
Ás

500 mil profissionais de saúde serão capacitados pela OMS nas Américas e Estados Unidos

Foto: Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, em parceria com o governo dos Estados Unidos, deverá treinar 500 mil trabalhadores de saúde pública no continente nos próximos cinco anos.

A ação integra parte do Plano de Ação sobre Saúde e Resiliência nas Américas, com objetivo de ajudar a região a prevenir, preparar e responder a futuras ameaças pandêmicas e outras emergências de saúde pública.

Atualmente, o déficit regional é de cerca de 600 mil trabalhadores de saúde, principalmente em áreas rurais e carentes. capacitar e equipar esses trabalhadores é uma parte fundamental da iniciativa.

Clarissa Etienne, diretora da Opas, afirmou que sem profissionais de saúde não há sistema de saúde resiliente, acesso à saúde, nem preparação para pandemias. A nova iniciativa se baseará nos programas de trabalho e mandatos da Opas para construir sistemas de saúde resilientes com base na atenção primária à saúde, fortalecer funções essenciais de saúde pública e melhorar a preparação e resposta a pandemias nas Américas.

De acordo com a agência, o projeto ainda deve alavancar a capacidade do Campus Virtual da Opas para alcançar profissionais de saúde em toda a região, inclusive em áreas remotas e desatendidas.

James Fitzgerald, diretor do Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas, informou que a pandemia revelou que não podemos mais ignorar deficiências de longa data em nossos sistemas de saúde. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário