50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebe recorde de inscrições de artistas de diversos países
Evento apresenta obras de 457 artistas
Foto: Divulgação
O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu um número recorde de inscrições de artistas de todo o mundo com 127 trabalhos enviados por 457 artistas de 47 países. As categorias são diversas como cartum, charge, caricatura, tiras/HQ, Saúde, Temático (50 anos: A Crise da Meia Idade) e escultura. Neste fim de semana, 8 e 9 de julho, esses trabalhos serão analisados pelo júri de seleção, que se reunirá no Hotel Nacional.
Essa quantidade supera a edição anterior de 2022, que teve 1.900 inscrições de 365 artistas de 40 países.O grupo escolherá as obras que serão expostas ao público no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, a partir de 26 de agosto, data de abertura dessa edição histórica.
Além do Brasil, foram enviados trabalhos de países como Albânia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chile, Colômbia, Cuba, República Checa, Dinamarca, Egito, Estônia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Irã, Macedônia, Peru, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Sérvia, Suíça, Turquia, Ucrânia, entre outros.
Segundo Junior Kadeshi, diretor do Cedhu, celebridades como Rita Lee, que faleceu no mês passado, o Rei Charles da Inglaterra, Lula e Jair Bolsonaro, são algumas das figuras retratadas em várias caricaturas enviadas. No tema "A Crise da Meia Idade", a guerra entre Rússia e Ucrânia se destaca. "Também recebemos obras que abordam a necessidade de curtidas nas redes sociais e a substituição do trabalho humano pela Inteligência Artificial", revela Kadeshi.