63% dos municípios já estão vacinando contra Covid-19 adolescentes de 12 a 17 anos
Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios
Foto: Reprodução
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 63% dos municípios brasileiros já estão vacinando adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades contra a Covid-19. Outros 37% segue imunizando pessoas entre 18 e 24 anos e menos de 1% continua acima desta faixa etária.
Para o levantamento, entre os dias 20 e 23 de setembro, foram ouvidos 2.461 gestores municipais. O estudo aponta também que 60% dos municípios já aplicam a dose de reforço contra a Covid-19 em idosos.
Além disso, 75% dos gestores afirmam ter continuado a vacinação de adolescentes mesmo após nota técnica do Ministério da Saúde, publicada na semana passada, que orientava a retirada do grupo da campanha de imunização. Nesta quarta-feira (22), a pasta emitiu um comunicado voltando a liberar a aplicação dos imunizantes neste público.
Aulas presenciais
O levantamento apontou que 1.921 das cidades ouvidas, cerca de 78% dos municípios, já retornaram às aulas presenciais. No entanto, 23% desses já precisaram suspender aulas de pelo menos uma turma em função de casos de Covid-19. Os outros 77% afirmaram que não tiveram de adotar esse tipo de medida até o momento.
Falta de Imunizantes
De acordo com a pesquisa, um em cada cinco municípios ficaram sem doses do imunizante nesta semana, cerca de 21% das localidades. Das 508 cidades apontadas, 45% apontaram que faltou vacina para a primeira dose, principalmente do imunizante Pfizer (80%).
Além disso, 70% dos gestores afirmaram que ter conseguido completar o esquema vacinal da população por falta de imunizante. Neste caso, a vacina que apresentou a maior falta foi a Astrazeneca (96%).
Casos e óbitos
Nesta semana, 74% dos municípios não registraram óbitos pela doença, cerca de 1.830 cidades. Outros 11% apontaram estabilidade; 8% queda; e 5% aumento.
Sobre as internações, o cenário também foi otimista. Do total, 59% Municípios não tiveram novas internações; 16% apresentaram estabilidade; 15% queda; e 7% aumento. Em novos casos confirmados, 25% das localidades não registraram; 30% tiveram estabilidade; 24% queda; e 17% aumento.
A variante Delta, considerada a mais contagiosa, foi detectada em 13% dos municípios. Já as medidas restritivas de circulação ou atividades econômicas seguem em 43% dos Municípios nesta semana. Além disso, 10% dos gestores afirmaram que já editaram decreto no sentido de obrigar a vacinação para que se possa frequentar espaços coletivos.