65% dos brasileiros desconhecem o AI-5, aponta Datafolha
Dos entrevistados, 35% afirmaram ter ouvido falar
Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo Jornal Folha de S. Paulo aponta que 65% dos entrevistados desconhecem o Ato Institucional nº 5, o AI-5, uma das principais medidas da repressão adotadas pela ditadura militar (1964-1985). Outros 35% disseram ter ouvido falar. O levantamento também mostra que que 62% dos brasileiros entendem ser a democracia sempre a melhor forma de governo. Para 12%, a ditadura é preferível em certas circunstâncias e 22% acham que tanto faz.
O AI-5 foi promulgado em 1968 e é considerado uma das principais medidas de repressão da ditadura. Entre as consequências dele estavam o fechamento do Congresso Nacional e a retirada de direitos e garantias constitucionais dos cidadãos. Na oportunidade, 69% disseram que a democracia é sempre melhor que qualquer forma de governo; 12% afirmaram que certas circunstâncias é melhor uma ditadura do que um regime democrático; e 13% disseram que tanto faz se é uma democracia ou uma ditadura.
O levantamento ouviu 2.948 pessoas entre 5 e 6 de dezembro em 176 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.