Eleições

69% dos eleitores ainda não definiram voto para deputado federal, aponta Datafolha

Pesquisa ouviu 5.926 pessoas nos dias 13 e 15 de setembro em 300 cidades brasileiras

Por Da Redação
Ás

69% dos eleitores ainda não definiram voto para deputado federal, aponta Datafolha

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Dados da pesquisa Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, divulgados nesta sexta-feira (16) apontam que, a 16 dias da eleição, 69% dos eleitores ainda não têm candidato para a Câmara dos Deputados, enquanto 70% dizem não ter decidido o voto para as assembleias legislativas estaduais. 

De acordo com o levantamento, a taxa de indecisos é maior entre os mais jovens, de 16 a 24 anos (77%), entre eleitores com ensino fundamental (74%) e na região Sul (75%). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa indica que, entre os eleitores que tem candidato a deputado federal (31%), 14% escolheram votar em um candidato do mesmo partido ou da mesma coligação do candidato em que elas irão votar para presidente.

Os que dizem que irão votar em um candidato de partido ou coligação diferente da do candidato escolhido para presidente são 9%. Outros 7% não souberam dizer se o candidato a deputado federal é do mesmo partido ou coligação do candidato a presidente.

Entre os eleitores do ex-presidente Lula (PT), 17% dizem ter escolhido um candidato a deputado federal de sua coligação ou partido, e 8% optaram por candidatos de coligações ou partidos diferentes.

Já entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 17% dizem ter escolhido um candidato a deputado federal de sua coligação ou partido, e 9% optaram por candidatos de coligações ou partidos diferentes.

A pesquisa ouviu 5.926 pessoas nos dias 13 e 15 de setembro em 300 cidades brasileiras. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04099/2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário