6ª edição da Festa de San Gennaro lota as ruas do Rio Vermelho!
Aos detalhes...

Foto: Tati Freitas
Consolidada no calendário cultural e festivo de Salvador, a *Festa de San Gennaro* agitou as ruas do Rio Vermelho por mais um ano. Idealizada pelo restaurante Pasta em Casa, comandado pelo chef Celso Vieira e Valeska Calazans, a festa reuniu 15 restaurantes em diversas barracas espalhadas pelas calçadas e ruas do bairro mais boêmio da capital baiana neste sábado (27), com 12 horas de programação, das 10h às 22h.
As ruas e orla do Rio Vermelho foram transformadas em um verdadeiro corredor da cultura italiana, repleta de moradores, turistas e famílias. Segundo os organizadores, a festa deste ano recebeu um público estimado de 20 mil pessoas, que degustaram dos mais variados pratos, desde a pasta fresca e pizza a gelato, com preços entre R$ 12 e R$ 60.
A ideia da celebração nasceu em uma viagem do chef Celso Vieira a Nápoles, terceira maior cidade da Itália, onde ele se encantou com o macarrão de Gragnano, uma cidade próxima a Nápoles onde se produzem as massas secas mais prestigiadas da Itália. Conhecida como a 'cidade da massa', Nápoles é referência mundial na produção de macarrão.
“Eu já sabia que é uma festa que tem no mundo todo, como Nova York e São Paulo. Mas tive a ideia de fazer na minha rua e convidar os restaurantes para participar disso. Começamos engatinhando, e aí fomos aprendendo, edição após edição, até virar esse evento grandioso”, afirmou o chef Celso Vieira.
*PROGRAMAÇÃO CULTURAL*
Com curadoria artística e musical assinada por Rose Lima, diretora artística do Teatro Castro Alves (TCA) e curadora da Casa Rosa, e direção musical assinada pelo músico multitalentoso Luciano Salvador Bahia, a programação contou com programação infantil do espetáculo do Vila ABCD com Cia. Brasil de Teatro. O humor irreverente de Sulivã Bispo e as performances marcantes da atriz Maria Menezes também foram destaques ao longo do dia.
Com o tema 40 anos de Axé, um dos grandes diferenciais para edição deste ano foi a apresentação gratuita de Gerônimo e Sarajane, dois ícones do movimento. “É a primeira vez que participo dessa festa, que é uma comemoração que se faz na Itália há anos e simboliza não só a morte mas também a ascensão de São Gennaro”, disse Gerônimo. Outro ícone do axé, Sarajane não escondeu a alegria de participar do evento. “Eu fico muito feliz em participar dessa festa. É uma festa muito bacana, que também ocorre em outras partes do país. Quando recebi o convite de Rose Lima, fiquei muito feliz, especialmente porque vamos fazer essa homenagem ao 40 anos de Axé”, diz Sarajane.
Pensada para unir tradições italianas e atrações que representam a identidade do Axé, a Festa de San Gennaro ainda reuniu shows de Luciano Bahia, Aloísio Menezes, Robson Morais, o som contagiante do DJ Roger N’Roll e a energia vibrante de Márcia Castro, que comandou um trio elétrico para levantar a galera.
Segundo Rose Lima, a festa mesclou a cultura da Itália com o ritmo popular da Bahia. “No ano em que o Axé Music comemora seus 40 anos, a gente quis fazer uma celebração a São Gennaro com esse gênero musical, que é uma das expressões mais representativas da cultura baiana”.
*GASTRONOMIA*
Além disso, os restaurantes em sua maioria italianos deram o tom de quermesse nas ruas e calçadões do Rio Vermelho. Entre eles estão o Pasta em Casa, Forneria do Pasta com suas pizzas, Alfredo’Ro, Crema Gelato Italiano, Casa Iryna, La Mássima, Bella Napoli, Vona, Genaro por Vini Figueira, Isola Cucina Italiana, Bottino e Di Lucca. A lista se completa com a Casa Chálabi, de cozinha líbano-mediterrânea, o La Lupa, de gastronomia mediterrânea, e o Manga, referência em sabores que respeitam ingredientes de origem e conhecido pelos seus sorvetes artesanais.
A RedeMix, uma das maiores redes de supermercados da Bahia, foi, pelo segundo ano consecutivo, a patrocinadora da Festa de San Gennaro. Para o diretor comercial da RedeMix, João Claudio Andrade, o patrocínio à festa é uma forma de fortalecer os laços com a comunidade local. “Estamos muito felizes em estar junto dessa importante celebração. Queremos continuar colaborando com o crescimento do bairro e estreitar ainda mais a relação com os nossos vizinhos. Temos como premissa participar ativamente do desenvolvimento dos locais onde atuamos, promovendo ações ou estando presente em grandes iniciativas. É o caso do San Gennaro, que atrai turistas e baianos e preserva o legado de fé e união”, afirmou João Claudio.
*CENOGRAFIA*
Pelo terceiro ano consecutivo, a curadoria cenográfica foi assinada pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, que mesclou símbolos da cultura italiana com a energia da música baiana e veio a Salvador exclusivamente para o evento. Para ele, a festa de San Gennaro é importante por ser um evento de rua, que inclui a diferença e comunica para o diverso. “Cada ano está mais lindo, e é uma festa que por mais que ela cresça, eu sinto que vai estar cada vez mais acolhedora”, destacou Ronaldo.
O figurino de San Gennaro ficou por conta do estilista baiano Jonas Bueno, conhecido por seu trabalho junto às comunidades locais. “Eu acho que toda festa popular do sincretismo é uma arte de rua. eu achei incrível o convite de Ronaldo para mim. Então, eu trago toda a referência dos 40 anos do Axé. É a primeira vez que a gente vê um santo vestido grafitado. Isso para mim é um marco”, diz Jonas.
O projeto San Gennaro é apresentado pelo Ministério da Cultura e Redemix, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.