Michel Telles

7 dicas práticas para aprimorar seu inglês no dia a dia

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

7 dicas práticas para aprimorar seu inglês no dia a dia

Foto: Divulgação

Falar inglês fluente é meta de vida para muitos brasileiros. Segundo estudo publicado pela 7waves, aplicativo de planejamento financeiro e organização de metas, aprender inglês é o principal objetivo de vida para quem pretende buscar novos conhecimentos em 2022. 

Isso porque, além de dar um passaporte linguístico para viajar pelo mundo, o idioma é indispensável para exercer uma carreira de sucesso dentro e fora do país. O domínio da língua ainda permite tirar do papel aqueles planos de estudar fora em universidades conceituadas para consolidar a formação acadêmica. 

Como todo aprendizado, falar inglês requer treino. E não é preciso morar fora para adquirir a fluência na língua. Graças às tecnologias digitais, é possível manter contato diário com o idioma sem sair de casa. Além disso, você pode praticar como se estivesse em outro país por meio de simulações de situações reais, que permitem criar cenários variados para a interação com a língua. 

Por isso, confira abaixo sete dicas para aprimorar seu inglês no dia a dia, além da sala de aula, listadas pelo professor de inglês e Head Acadêmico da rede de escolas de inglês Cultura Inglesa, Marcelo Dalpino.

Exponha-se ao idioma

Aproveite as facilidades do mundo digital para ouvir músicas e podcasts, assistir a seriados e interagir com jogos na língua inglesa. Lembre-se que aprender uma língua é uma questão de prática e constância, assim como tocar um instrumento musical ou se exercitar na academia.

Alterne os contextos de uso do idioma

O ato comunicativo varia de acordo com contextos e pessoas (exemplos: uma conversa formal numa entrevista de emprego, um bate-papo descontraído com estrangeiros durante o happy hour, etc.). Ser fluente no idioma é saber ‘fluir’ com todos os tipos de pessoas e em todos os tipos de ambiente, respeitando o tom de fala adequado para cada ocasião.

Amplie seu repertório

Repertório e fluência andam juntos. Logo, aprender coisas novas em inglês, como, por exemplo, produzir e editar vídeos nas redes sociais ou operar uma máquina fotográfica, pode te ajudar a dominar o conteúdo e a língua ao mesmo tempo.

Vá com calma! 

É importante lembrar que falar rápido não é sinônimo de falar bem. Ser claro durante as interações, sem precisar “correr” com as palavras, é mais eficaz para adquirir fluência. A velocidade é algo que se ganha naturalmente com o tempo. 

Viva diferentes situações culturais

Se comunicar em inglês é sobre saber navegar em diversas situações de comunicação, pautadas pela cultura de povos diversos – e isso pode levar mais do que 18 meses. Avalie sua fluência pela quantidade de situações e qualidade com em que consegue “se virar” com o inglês (exemplos: fazer um check-in em um hotel, fazer comentários nas redes sociais, opinar sobre séries, falar sobre política, etc).

Crie contextos reais de conversação

A simulação de situações reais é fundamental para desenvolver o inglês cotidiano, sobretudo porque são essas interações que vão se repetir quando você se deparar com estrangeiros. Então procure pessoas com quem você possa praticar o inglês para situações cotidianas.

Pratique inglês em grupo

As aulas em grupo oferecem apoio socioemocional para a prática do inglês, compartilhando acertos e erros com outras pessoas que estão no mesmo processo de busca pelo domínio de uma segunda língua. Não deixe de cursar inglês enquanto pratica as outras dicas que te demos acima. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário