71% dos beneficiados pelo auxílio emergencial usaram o dinheiro para comprar comida, diz pesquisa
O levantamento mostra que 77% dos brasileiros mudaram de comportamento nas últimas semanas
![71% dos beneficiados pelo auxílio emergencial usaram o dinheiro para comprar comida, diz pesquisa](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/73360/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=e77fd3204b819f4bca09dbabd2a4900b)
Foto: Getty images
Por causa do aumento de casos, mortes e internações devido à covid-19, 68% dos brasileiros tiveram perda de renda no mês de abril. Foi também no último mês que o governo federal liberou a primeira parcela do auxílio emergencial a 45 milhões de brasileiros. Entre os que receberam o benefício neste ano, 71% afirmaram que o dinheiro foi usado para comprar itens de alimentação, e 26% para o pagamento de dívidas.
Os dados são da mais recentes da pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.
A situação é ainda pior para os jovens, de 18 a 24 anos. Nesta parcela da população, 74% usaram o auxílio emergencial para comprar comida. Entre aqueles que fazem parte das classes D e E, somam 77% os brasileiros que receberam o dinheiro e foram aos supermercados.
Ainda segundo a pesquisa, a piora da pandemia também impactou a economia no hábito dos consumidores. O levantamento mostra que 77% dos brasileiros mudaram de comportamento nas últimas semanas. 35%, deixaram de frequentar shoppings e comércio, outros 14% relatam que pararam de ir a restaurantes.