Economia

71% dos brasileiros costumam parcelar compras no país, indica pesquisa

1/4 delas parcelam por não ter condições de realizar compras à vista; dados foram divulgados pela Serasa esta semana

Por Da Redação
Ás

71% dos brasileiros costumam parcelar compras no país, indica pesquisa

Foto: Reprodução

Sete a cada dez brasileiros escolhem realizar pagamentos parcelados frequentemente, de acordo com um levantamento realizado pela Serasa. Desse total, 1/4 realiza o parcelamento por não ter dinheiro suficiente para comprar à vista. Os dados fazem parte do estudo “Relação com o Dinheiro”, divulgado esta semana.

De acordo com a pesquisa, 71% dos consumidores costumam parcelar compras. Entre os fatores levados em consideração antes de parcelar uma compra, o fato de não ter o valor cheio em conta para pagar à vista foi citado por 27% dos entrevistados. Para outros 25%, a prioridade é saber se há ou não cobrança de juros.

Além disso, o parcelamento está inserido na realidade econômica dos brasileiros, com 24% dos consumidores optando por pagar parcelado para comprar mais e 23% preferindo pagamentos diluídos ao longo do tempo, segundo a gerente da Serasa, Patrícia Camillo.

Ainda de acordo com os números, boa parte das compras parceladas são realizadas com cartões de outras pessoas (38%). Outras formas de pagamento bastante utilizadas são o boleto bancário (27%) e crediário específico de lojas (24%).

Busca por crédito

A pesquisa ainda escancara uma realidade preocupante: mais da metade dos brasileiros já foram em busca de crédito. Entre aquelas que, de fato, contrataram, o cartão de crédito (53%) e o empréstimo pessoal (48%) são as principais modalidades procuradas. Crédito consignado (21%) e cheque especial (13%) aparecem logo em seguida. Em último, está o financiamento de veículo (10%).

O grande problema é que essa busca quase sempre termina em endividamentos. No Brasil, os juros dos cartões de crédito estão entre os mais altos do mundo, comprometendo boa parte da renda das famílias brasileiras.

Controle financeiro

Por outro lado, 56% das pessoas dizem que têm o costume de realizar o controle mensal dos gastos. Anotações em papel (42%), verificação de faturas (33%) e checagem online de extrato bancário (29%) são os métodos mais comuns, de acordo com a Serasa.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário