71% dos consumidores pretendem antecipar suas compras de fim de ano na Black Friday, afirma SBVC
67% podem gastar até R$1.000 na Black Friday
Foto: Agência Brasil
O consumidor destinará aproximadamente 71% das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano é o que aponta o estudo “Black Friday no varejo brasileiro” – 6ª edição, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a PiniOn, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday. A maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por: vestuário (48%), eletrônicos (44%) e eletrodomésticos (42%).
O consumidor também admite se planejar para as promoções (92%) e declara que vai pesquisar produtos e preços (97%). 67% podem gastar até R$1.000 na Black Friday.
O estudo mostra ainda que 72% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 63% acreditam que irão encontrar produtos de lançamento. A data está consolidada no país, e aos poucos os consumidores passam a ver vantagens de comprar (91%) na Black Friday, e acreditam (83%) nas promoções da data.
O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 97% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites das próprias lojas (57%), sites de busca (54%), e redes sociais (49%). Assim como a busca por informações é online, o e-Commerce (51%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (16%) no processo da compra, sendo que 34% declaram que pretendem comprar em ambos os formatos.
Para Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “Teremos uma Black Friday com um pouco mais de otimismo, o consumidor com uma intenção maior de compra, muita pesquisa antes de comprar e um varejo que utiliza de diversas ferramentas digitais para atrair e reter um novo público.”
Recorde de vendas
A Confederação Nacional do Comércios de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê recordes de vendas na Black Friday deste ano com um faturamento de R$ 4, 64 bilhões, o que representa um crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior. Se confirmada a previsão, esta torna-se a maior movimentação financeira já registrada desde a chegada da data ao país, em 2010.
Na Bahia, a data deve movimentar R$ 7,2 bilhões, segundo estimativa da Fecomércio. O número representa uma alta anual de 4,3 %. A maior variação estimada é do setor de Vestuário, Tecidos e Calçados, de 7,6%, seguido de Farmácias e Perfumarias, de 7,5%.