96% da população adulta possui algum relacionamento bancário, aponta BC

SNF registrou abertura de 261 milhões de novas contas nos últimos 3 anos

Por Da Redação
Às

96% da população adulta possui algum relacionamento bancário, aponta BC

Foto: Agência Brasil

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, nesta quinta-feira (11), cerca de 96% dos adultos - com mais de 15 anos - já possuem algum relacionamento bancário. O percentual era de 86,5% em 2017.

Mais de 261 milhões de novas contas foram abertas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos três anos. Somente em 2020, 14 milhões de cidadão foram incluídos no sistema.

Já entre 2018 e 2020, a diversificação dos tipos de instituições utilizadas aumentou, caracterizando também no aumento expressivo da participação das instituições de pagamentos (IPs). O crescimento foi de 179% no número de relacionamentos e, considerando todo o SFN, de 49%.

“Mesmo as faixas de renda mais baixas têm procurado cada vez mais relacionamentos com IPs, que se concentram bastante na oferta de serviços financeiros digitais. Essas faixas também adotaram de forma crescente o Pix nos primeiros meses após sua implementação. A migração para o digital ocorre mesmo em um cenário em que a renda se configura como principal entrave do brasileiro no acesso à internet e a meios de pagamento digitais”, afirma trecho do relatório.

As instituições de pagamento servem para viabilizar os serviços de compra e venda, além de movimentar os recursos. No entanto, estas empresas não trabalham com a possibilidade de conceder empréstimos ou financiamentos a seus clientes. Os serviços prestados podem incluir cartões pré-pagos, aplicativos de celular e também equipamentos de pagamento para empresas.

Além disso, o sistema financeiro também inclui cooperativas, instituições de crédito e movimentações no mercado de capitais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário