Sesab confirma o primeiro caso no país de reinfecção por SARS-Cov-2
A vitima seria uma mulher de 45 anos

Foto: Reprodução
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2, por meio de sequenciamento genético. A informação anteriormente havia sido publicada pelo Jornal O Globo, mas nenhum órgão tinha se pronunciado.
A vítima seria uma mulher de 45 anos residente em Salvador, que contraiu a Covid-19 duas vezes em um intervalo acima de três meses, conforme laudos emitidos pelo Hospital São Rafael em maio e outubro de 2020. Além dela, outros 118 casos suspeitos de reinfecção estão sob investigação na Bahia.
Em 22 de dezembro de 2020, o Hospital São Rafael comunicou oficialmente a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre o caso suspeito de reinfecção. As análises das amostras sequenciadas pelo Núcleo de Vigilância Genômica foram obtidas as seguintes conclusões:
1. As duas amostras agrupam-se em dois lados distintos e pertencem a duas sublinhagens diferentes: B.1.1.33 a amostra da primeira coleta e B.1.1.248 a amostra da segunda coleta;
2. Apresentam um perfil de mutações diferentes;
3. A identificação na amostra referente a segunda coleta (caso de reinfecção) da mutação encontrada na nova variante da África do Sul na proteína Spike localizada no RDB (E484K).