A cada 10 brasileiros, seis apoiam a redução da escala 6x1, aponta pesquisa
Entrevistados justificam aumento da produtividade e melhoria na qualidade de vida

Foto: Letycia Bond/Agência Brasil
Uma pesquisa feita pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que 65% dos brasileiros apoiam a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais —a chamada escala 6x1. Conforme o levantamento, 27% são contrários à diminuição, enquanto 5% não são nem a favor nem contra. Outros 3% não souberam responder.
Os principais benefícios apontados pelos entrevistados foram a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, indicado por 65% dos selecionados, e o aumento na produtividade, citado por 55%. Também foram mencionadas vantagens como o desenvolvimento social (45%) e econômico (40%) do país, além do aumento da lucratividade das empresas e indústrias (35%).
Ao serem perguntados especificamente sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da escala 6x1, sob análise na Câmara dos Deputados, a opinião dos entrevistados foi:
- 63% a favor
- 31% contra
- 4% nem contra nem a favor
- 3% não souberam responder
2 mil pessoas com mais de 16 anos de idade foram entrevistadas, de maneira presencial, nas 27 unidades federativas. O levantamento foi realizado entre os dias 10 a 15 de janeiro de 2025.