Brasil

A cada 3 leitos de UTI para Covid-19, SUS perde 1

São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados que mais perderam unidades de UTI

Por Da Redação
Ás

A cada 3 leitos de UTI para Covid-19, SUS perde 1

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Desde julho até o momento, o Brasil já desativou um terço dos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] criado no Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivamente para os pacientes com complicações ocasionadas pela Covd-19. No primeiro mês do segundo semestre, quando houve o pico de casos e mortes, havia 10.228 leitos na rede pública. Porém, atualmente, esse número está em torno de 6.941, uma queda de 23% [que equivale a 3.287 leitos a menos].  

De acordo com os dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, as regiões que mais perderam as unidades foram Norte e Nordeste, além do Sudeste, com o Rio de Janeiro. Os números são referentes apenas aos leitos para pacientes adultos. 

O Rio de Janeiro é o segundo Estado mais afetado pela perda de leitos UTI, onde foram fechadas 82% das vagas. Do total de 739 leitos habilitados em julho, estão em operação apenas 130, segundo a pasta da Saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio, as 609 vagas fechadas seriam suficientes para cobrir os 259 pacientes que aguardam pelo tratamento. 

O primeiro é o Estado de São Paulo, que em julho registrou a habilitação de 2.425 unidades de leitos e em dezembro possui apenas 1.507, uma redução de 918 leitos de UTI, no período em que as notificações de casos e mortes estão crescentes no País. 

Na Bahia, também houve queda, o Estado tinha 598 leitos em julho e com a redução de 229, os baianos infectados pela doença contam apenas com um saldo de 369 unidades. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário