A cada quatro dias, um novo mercado foi aberto para o agronegócio brasileiro em 2024
De janeiro a abril deste ano, foram registradas 31 novas oportunidades para exportação
Foto: Divulgação/Mapa
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que, de janeiro a abril deste ano, foram registradas 31 novas oportunidades para exportação de produtos agropecuários brasileiros em 19 países. Segundo a pasta, esses são os quatro meses mais produtivos da história para o agronegócio brasileiro em termos de abertura de mercados internacionais.
Março se destacou nesse período, com a abertura de dez novos mercados em sete países, seguido por janeiro, que registrou nove mercados em cinco países. Fevereiro e abril também contribuíram, com a abertura de sete e cinco mercados, respectivamente, distribuídos entre seis e três países.
Comparativamente, apenas em 2021 houve uma aproximação desses números, com 27 novas oportunidades comerciais em 15 países durante o mesmo quadrimestre. Desde o início de 2023, o Mapa já abriu 109 novos mercados para exportação em 50 países. Todos os continentes foram contemplados.
“A retomada da credibilidade do Brasil junto a diversos parceiros comerciais, aliada ao trabalho sério da nossa equipe técnica, tem possibilitado cada vez mais oportunidades de negócios para os produtores brasileiros dos mais diversos segmentos. Este não é um resultado apenas do agronegócio, é um resultado que gera mais emprego para toda a população quando um novo mercado se abre”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.