A caminho da Lua: Nave russa Luna-25 entra em órbita lunar com sucesso
Seu principal objetivo é analisar o terreno, em busca de indícios de água em forma de gelo; saiba mais sobre a missão russa
Foto: Reprodução/Internet
Após quase 50 anos, a Rússia está retornando à Lua com a sonda Luna-25, que quer fazer história ao chegar no polo Sul da Lua antes de qualquer outro país. Até hoje, nenhuma missão robótica conseguiu chegar até lá. O local é repleto de crateras, mais escuro e gelado do que os visitados pelo programa Apollo, da Nasa, entre 1969 e 1972.
Lançada na última quinta-feira (10), esta é a primeira vez que uma missão russa retorna à superfície lunar desde 1976. Naquele ano, os soviéticos lançaram a Luna-24, que trouxe amostras do solo lunar para pesquisas e análises em terra.
Na última atualização, a Rússia informou que a nova sonda já entrou na órbita lunar, avançando mais uma etapa em seu objetivo de pousar no polo sul do nosso satélite natural. A entrada ocorreu às 5h57 de quarta-feira (16), no horário de Brasília, cumprindo o cronograma esperado.
Ela deve permanecer cerca de cinco dias por lá, e depois, vai alterar seu curso para tentar pousar suavemente na superfície da Lua na próxima semana. Seu principal objetivo é analisar o terreno, em busca de indícios de água em forma de gelo.