Vídeo: “A comida de santo é diferenciada pelo modo de fazer e também pelo axé", afirma professor Dr. Vilson Caetano
Professor foi o convidado do último episódio do Podomblé, da FB Comunicação
Foto: Farol da Bahia
O professor Dr. Vilson Caetano de Sousa Jr., Babalorixá da Casa do Rei e Senhor das Alturas, foi o convidado do último episódio do podcast “Podomblé”, produzido pela FB Comunicação, que discutiu o tema "Comida de Axé".
Durante a conversa, o professor explicou que não basta apenas entregar uma comida para o orixá, mas dizer o que ela representa para a pessoa que está oferecendo.
“Não basta simplesmente você entregar um acará na frente de Iansã. Você precisa encantar aquela comida e dizer, naquele momento, o que aquilo significa para a pessoa que está oferecendo e para a comunidade. É justamente aí que entra a parte do Axé, porque a palavra tem axé,” afirmou.
“A comida de santo é justamente uma comida diferenciada pelo modo de fazer e também pelo axé que é impresso em cima daquela comida. Se não, de novo, eu aprenderia a fazer a receita, colocaria ali e estaria resolvido o caso. Você precisa realmente imprimir o axé da comida. O ofó, as palavras de encantamento. Isso aí nem todo mundo sabe,” acrescentou.
O episódio completo do programa está disponível no canal da FB Comunicação no YouTube.
Confira mais no vídeo abaixo: