A evolução da rinoplastia: entenda quais os tipos mais comuns!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
As diferentes técnicas para aprimorar o procedimento e atender a diversos tipos e condições funcionais do nariz. De acordo com o otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia e cirurgia plástica da face, Gabriel Bijos, as técnicas mais comuns incluem a rinoplastia estruturada, preservadora e híbrida, que podem tanto alterar a aparência quanto melhorar a função do nariz.
“Enquanto a rinoplastia estruturada é uma abordagem mais avançada que visa alterar a estrutura nasal em pacientes que necessitam de enxertos cartilaginosos, a rinoplastia preservadora busca preservar a forma e a estrutura do nariz, resultando em alterações mais sutis no resultado final”, explica.
Gabriel também menciona que, atualmente, a técnica mais utilizada é a rinoplastia híbrida, pois é a abordagem que melhor se aplica aos narizes brasileiros. “Essa técnica, que une elementos das abordagens preservadora e estruturada, ajusta e reposiciona as estruturas internas do nariz, adaptando as técnicas de acordo com as características do paciente, deixando o nariz mais proporcional e equilibrado”.
Diante dessa evolução de técnicas, o cirurgião explica que o risco de alterações indesejadas é reduzido significativamente. “Além disso, a abordagem híbrida mantém a anatomia original do dorso nasal, garantindo um resultado mais natural e respeitando as características essenciais da estrutura nasal. Quando o enxerto for necessário, pode-se colocar múltiplos enxertos, sejam eles de septo, orelha ou costela”, explica o médico.
Portanto, para que a cirurgia tenha êxito e atenda às expectativas do paciente, é fundamental que a pessoa procure um cirurgião devidamente qualificado e experiente, afirma o especialista. “O médico irá ouvir as queixas do paciente e analisar a estrutura do nariz para traçar um plano cirúrgico individualizado, em que a pessoa consiga um resultado satisfatório e harmônico”, conclui Gabriel.
Gabriel Bijos
Formado e especializado pela Universidade de São Paulo (USP), Gabriel Bijos é otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia da face, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da International Federation of Face Plastic Surgery Societies. Atende em consultório no CEO Salvador Shopping (Torre Londres, sala 2812) para otorrinolaringologia e cirurgia da face e realiza os procedimentos cirúrgicos no Itaigara Memorial Hospital Dia.