A jaca e a uva
Confira o artigo de Marcelo Cordeiro desta sexta-feira (10)
Foto: Reprodução
Ninguém pense que o título deste modesto artigo é mais uma fábula de La Fontaine. Ele era useiro e vezeiro em intitular suas famosas fábulas com os personagens emblemáticos, com que descrevia as valiosas lições nelas contidas. O Lobo e o Cordeiro, A Cigarra e a Formiga, O Corvo e a Raposo são algumas das mais conhecidas.
Não, a Jaca e a Uva não é uma fábula, muito menos de autoria do fabulista francês do século XVII. É uma cena caricatural protagonizada por Lula da Silva. Vestido de branco, elegante bermuda, ornado com vistoso chapéu Panamá, óculos escuros ao estilo de um turista norte-americano, exibindo a enorme fruta vietnamita, que seus convidados confundiram com uma minúscula uva.
Jaca, como sabemos, é uma palavra do idioma vietnamita. A jaqueira foi transplantada do sudeste asiático pelos colonizadores portugueses e proliferou entre nós, tornando a jaca uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros.
Lula não hesitou em advertir, por duas vezes, os cerca de três milhões de estudantes que, no dia seguinte, seriam submetidos ao Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM, que aquela fruta era uma jaca, e não uma uva.
Confira o artigo na íntegra aqui.