A migração é um motor potente do crescimento econômico, diz secretário-geral da ONU
Antônio Guterres lembrou que o direito dos migrantes são direitos humanos e deve ser respeitado

Foto: Mark Garten/ONU
O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, afirmou que 80% dos migrantes, pelo mundo, cruzam as fronteiras de formas segura e ordeira, a declaração foi dada sobre o Dia Internacional dos Migrantes, celebrado neste 18 de dezembro. No entanto, nos últimos oito anos, pelo menos 51 mil pessoas morreram, e milhares desapareceram enquanto tentavam chegar a países de destino.
Para Guterres, a migração irregular, próximo de rotas perigosas, causa um grande risco às pessoas. Muitas mortes ocorrem com envolvimento de traficantes de seres humanos. Dados da Organização Internacional para Migrações (OIM), apontam para a existência de 281 milhões de migrantes em todo o mundo.
O líder das Nações Unidas afirma que a migração é um potente motor do crescimento econômico, do dinamismo e entendimento. Ele lembra que os direitos dos migrantes são direitos humanos e devem ser respeitados sem discriminação. Guterres diz ainda que é necessário fazer todo o esforço possível para evitar perda de vidas, como uma obrigação humanitária e legal.