Moda & Beleza

A nova cara da moda baiana

Novas marcas surgem brincando com a estética tradicional de Salvador

Ás

A nova cara da moda baiana

Foto: Pdt Dugueto

Salvador: conhecida pelas suas belezas naturais, festas características, tradições religiosas e gastronomia inconfundível. Toda esta cultura é muito presente, e se manifesta em diversos âmbitos no dia a dia da cidade: nas ruas, notamos os traços da personalidade do baiano na arquitetura, no dialeto e na maneira como se vestem. 

A moda baiana sempre foi marcada pela valorização dessa identidade, reforçada nas modelagens amplas e tecidos fluidos para suportar o calor, na mistura de cores e estampas inspiradas pela estética afro-brasileira, na exaltação de símbolos religiosos e da arte manual, presente nos colares de conta, chinelos de couro e bolsas de palha. 

Mais recentemente, principalmente com a popularização em massa das redes sociais, surge uma nova identidade baiana de moda. Jovens marcas e criadores encontram na internet uma maneira de comunicarem suas visões, e de criarem grupos que se identificam com este novo estilo do baiano.

Estes jovens artistas, estilistas de formação ou de vivência, se inspiram principalmente em suas experiências pessoais e em suas preferências estéticas, muito influenciadas pela música (a local e a internacional), pelo cinema, TV e pela cultura da internet. Uma das marcas mais expressivas no cenário fashion baiano é a Produto Dugueto (@pdt_dugueto), que é tocada por uma única pessoa - o Adriano, nascido e criado no Nordeste de Amaralina.

A marca, que acaba de completar dois anos de existência, tem como principal inspiração a vida na favela, ou, como o próprio nome diz, no gueto, cercada por grandes influências do hip hop e de movimentos socioculturais como o afropunk, que já falamos aqui. Segundo Adriano, as roupas fazem muito sucesso entre o público de outras regiões do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, o que já rendeu para a marca collabs com outros pequenos criadores desses locais, como o brechó Original Favela, de São Paulo. 

 

  

 

Outra marca que se inspira muito na juventude baiana para pensar as suas criações é a Teroy Treze (@teroytreze). A marca é jovem, porém mostra em seu estilo que tem tudo para durar muitos anos no mercado! Com pegada super urbana, a Teroy mostra referências claras à grandes nomes do street wear que tem dominado a moda internacional, como a marca Off-White, comandada por Virgil Abloh. 

 

 

Já a Nebu Store (@nebu.store) brinca com as frases do dialeto baiano, que aparece em t-shirts com pegada urbana e descolada, que fogem do óbvio. A marca também abusa do bom humor e sátira característicos dos "memes" da internet para estampar suas peças que tem feito sucesso entre o público mais jovem de Salvador. O potencial criativo da juventude baiana encontra na moda um prato cheio para escoar suas vontades, sentimentos e formas de ver o mundo e a vida numa capital nordestina. 

 

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